Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mestre russo do xadrez Boris Spassky morre aos 88 anos

Spassky foi o 10º campeão mundial de xadrez, tendo mantido o título entre 1969 e 1972.

27 fev 2025 - 19h14
(atualizado às 20h08)
Compartilhar
Exibir comentários
Bobby Fischer gesticula durante sua partida contra seu arquirrival Boris Spassky no resort iugoslavo de Sveti Stefan, em setembro de 1992
Bobby Fischer gesticula durante sua partida contra seu arquirrival Boris Spassky no resort iugoslavo de Sveti Stefan, em setembro de 1992
Foto: Ivan Milutinovic / Reuters

O mestre russo do xadrez Boris Spassky morreu aos 88 anos, informou nesta quinta-feira, 27, à Reuters o diretor-geral da Federação Internacional de Xadrez (Fide), Emil Sutovsky.

Spassky, que ganhou cidadania francesa em 1978, foi o 10º campeão mundial de xadrez, tendo mantido o título entre 1969 e 1972, quando perdeu para o norte-americano Bobby Fischer em Reykjavik, duelo que ficou conhecido como "A disputa do século".

Durante a disputa, ocorrida em meio à Guerra Fria, perdida pelo russo por 12,5 a 8,5, apesar de ter vencido as duas primeiras partidas, Spassky mostrou grande respeito, aplaudindo Fischer após ser derrotado na sexta partida.

O ex-campeão mundial Anatoly Karpov, que derrotou Spassky nas semifinais do torneio de candidatos ao título em 1974, prestou uma calorosa homenagem ao colega.

"Meus ídolos no xadrez eram José Capablanca e Boris Spassky. Quando consegui derrotar Spassky foi a maior das vitórias e, de certa forma, derrotando algo dentro de mim ao vencer meu professor", afirmou Karpov à agência de notícias estatal RIA.

"Para mim, Boris Spassky foi uma era inteira para o xadrez. Ele se tornou mais famoso, é claro, por ser o homem que entregou o título a Bobby Fischer. Mas ele teve chances de vencer aquela disputa. Ele pode ter perdido por uma ampla margem, mas quando tudo estava a seu favor, ele deixou suas chances escaparem."

Spassky era o campeão mundial de xadrez mais velho ainda vivo.

"Morreu uma grande personalidade. Gerações de jogadores de xadrez estudaram e estão estudando seus jogos e seu trabalho. É uma grande perda para o país", afirmou o presidente da Federação Russa de Xadrez, Andrei Filatov, à agência de notícias Tass.

Spassky representou a França em três olimpíadas de xadrez, em 1984, 1986 e 1988. Durante a década de 1990, podia ser visto jogando nos Jardins de Luxemburgo, em Paris.

No início dos anos 2000, sua saúde piorou e ele sumiu de Paris em agosto de 2012, ressurgindo em Moscou em outubro daquele ano.

"Era meu desejo retornar à Rússia, porque meu tempo na França havia acabado. Era hora de começar uma nova etapa. Eu entendi que era hora de partir", disse ele na época.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade