UFC 323 consagra novos campeões nos galos e nos moscas
Neste sábado (6), ocorreu o UFC 323, último grande evento do ano da organização e também a despedida desta do formato 'pay-per-view',
Neste sábado (6), ocorreu o UFC 323, último grande evento do ano da organização e também a despedida desta do formato 'pay-per-view', que a consagrou desde seu começo. Foram duas lutas por cinturão em jogo, uma delas envolvendo o Brasil, através de Alexandre Pantoja.
Em sua luta, uma lesão no braço com menos de 30 segundos de combate acabou resultando na perda do título dos moscas. Entre os galos, uma atuação irretocável de Petr Yan lhe devolveu o cinturão e encerrou a grande fase de Merab Dvalishvili
A luta
O combate principal do UFC 323 se iniciou com o campeão encaixando uma boa sequência de socos e indo ao ataque, quanto Yan usava os jabs para tentar se colocar também na disputa pelo ritmo. Na primeira tentativa de queda de Dvalishvili, o russo conseguiu a defesa e impediu o domínio no chão por parte do georgiano.
O início do segundo round teve nova tentativa do campeão levar a luta para o grappling, porém desistindo e tentando a trocação. Sofrendo com o jab certeiro do desafiante, o campeão foi alvo de uma queda de Yan, mas conseguiu ficar por cima. Durante a disputa, por pouco o georgiano não acabou deixando espaço para a finalização. Dvalishvili seguia tentando a queda e enfrentando a forte defesa de Yan neste sentido, e o desafiante continuava a encaixar melhor na trocação.
No terceiro round, o russo conseguiu evitar a tentativa de guilhotina do campeão e ainda impediria que uma nova queda feita por Dvalishvili se convertesse em algo. Com a defesa do chão em dia, Yan se mostrava bem mais ativo em pé também, apesar do georgiano ver sua pressão em cima do desafiante aumentar. Houve bastante equilíbrio nesta parte da luta e, no final, um chute do russo na direção do corpo do georgiano o incomodou bastante,
Depois de um começo de certo sucesso do campeão na trocação no quarto round, Yan conseguiu a queda mas quase se expôs para a guilhotina. A aposta de Yan seguia em usar o jab com golpes como chutes baixos e defendendo bem as tentativas de takedown do georgiano. Nesta parte da luta, houve poucos momentos de grande ofensividade mútua e o desafiante manteve o controle das ações.
No quinto e decisivo round, Yan continuava dominando com sua estratégia e pouco deixando para Dvalishvili responder. O georgiano insistia na queda, mas o russo dominava defensivamente de todas as maneiras possíveis, frustrando o rival. A parte final do combate foi neste quesito, com o russo controlando até o fim o ritmo e até conseguindo quedar nos segundos finais. Diante de um domínio incessante, consegue retomar o cinturão dos galos para si.
Pantoja se lesiona no início da luta e Van se torna campeão dos moscas
A primeira disputa de título da noite do UFC 323 teve o Brasil no octógono, com Alexandre Pantoja defendendo o título dos moscas contra Joshua Van. No entanto, o combate teve apenas 26 segundos e terminou de uma forma anticlimática.
No começo da luta, Pantoja foi para a trocação, enquanto Van conseguiu catar a perna do brasileiro e o derrubou. Depois da queda, Pantoja sinalizou que seu braço sofre uma lesão e que não conseguiria mais continuar. Com tal circunstância fora do comum, a luta foi encerrada com a vitória de Joshua Van, que conquista o cinturão peso-mosca e se torna o primeiro lutador do Mianmar a ser campeão do UFC.
Taira derrota Moreno e segue vivo em sonho por cinturão
Em disputa de potenciais candidatos ao cinturão dos moscas, Brandon Moreno e Tatsuiro Taira fizeram um combate que começou disputado e com a primeira grande movimentação uma tentativa de queda que gerou uma chance de Moreno finalizar, esta sem sucesso. A luta se seguia com uma briga no chão, em que o mexicano procurou o triângulo e enfrentava a forte defesa do japonês, que somente na parte final do round teve a chance de, ele mesmo, buscar encaixar a finalização.
O segundo round iniciou-se disputado e Taira conseguiu derrubar Moreno depois de mandar uma direita no 'Assassin Baby'. Por cima, o japonês conseguiu trabalhar bem e novamente foi para tentar finalizar. O mexicano conseguiu tirar o braço, mas começou a levar golpes fortes do rival. Taira continuou batendo em cima de Moreno, que tentava se defender mas sem agir muito ofensivamente. O árbitro decidiu por interromper a luta ali e a vitória foi de Tatsuro Taira por nocaute técnico, o colocando mais perto do sonho do 'title shot'.
Cejudo é derrotado em última luta
Henry Cejudo fez sua despedida do MMA neste evento, enfrentando a Payton Talbott. O jovem americano foi para cima do ex-campeão dos galos e dos moscas e conseguiu impor ritmo, deixando o começo da luta equilibrado. Cejudo conseguia encaixar alguns socos e tentar o jogo de queda, mas neste quesito seu rival era melhor.
No começo do segundo round, Talbott aproveitou bem uma direita para levar o 'Triplo C' para baixo,, mas a posição dominante era do veterano, sem conseguir alguma coisa no solo. A luta ficou mais baseada em pé, com os dois lutadores conseguindo se impor bem no ritmo na troca de socos. Foi assim que terminaram o segundo round e iniciaram o terceiro.
Talbott dominava na trocação, sendo quem tinha os golpes mais precisos e lidava bem com as tentativas de queda até acabar ficando por cima por algum tempo. Nos minutos finais, Cejudo continuava buscando espaço mas as ações do combate eram todas do rival, especialmente com os potentes socos; Assim, Payton Talbott levou a luta para a decisão dos juízes, na qual obteve a vitória e estragou a despedida de um dos grades personagens da história do UFC.
Os brasileiros no card preliminar
Outros cinco brasileiros lutaram no card preliminar do UFC 323. Karine Killer buscou contra Maycee Barber construir sequência positiva. E foi para cima desde o começo, conseguindo quedar a americana e chegar a trabalhar a finalização, mas levando sufoco na parte final do primeiro round via ground and pound. No segundo round, o duelo foi bem disputado no solo, com Barber indo forte para os takedowns e o golpes no solo contra as tentativas de finalização da brasileira. Karine foi para a queda na parte final do combate e até buscou o triângulo. Mas Barber teve o melhor posicionamento para impor o ground and pound, conseguindo bons golpes contra a brasileira, o que para os juízes laterais, foi suficiente para a vitória de Barber.
Contra Marvin Vettori, Brunno Hulk iniciou um tanto contido, mas logo começou a se soltar e conseguir encaixar seus golpes contra o italiano. O brasileiro pegava melhor com cruzados, principalmente no segundo roundo, enfrentando a estratégia de Vettori de tentar apostar em chutar sua perna. No terceiro round, Brunno quedou o italiano e quase foi na guilhotina, sem sucesso. Vettori até reagiu com queda contra a grade, mas não conseguiu parar o brasileiro, que manteve a postura de ir ao ataque, comandou a luta e, deste modo, venceu a terceira consecutiva.
Edson Barboza não titubeou em começar a sua luta contra Jalin Turner no ataque, procurando usar bem os cruzados. Mas o veterano acabou levando uma sequência que lhe rendeu o knockdown, e mesmo tendo conseguido se recuperar, voltou ser alvo de uma 'chuva' de golpes do americano, esta a qual não conseguiu resistir e resultou em sua derrota, a terceira seguida. E a reabilitação de Turner após duas derrotas.
Tentando se reabilitar após duas derrotas, Antônio Trócoli não conseguiu performar bem diante de Mansur Abdul-Malik. O 'Malvado' chegou a busca alguma ofensividade, mas foi logo quedado pelo americano, que rapidamente aprontou para ir para a guilhotina que, assim que foi bem encaixada, gerou a desistência do baiano e a sua terceira derrota consecutiva no Ultimate.
O primeiro brasileiro a subir no octógono do UFC 323 foi Mairon Santos, que teve pela frente Muhammad Naimov. O primeiro round foi bastante equilibrado, com o principal momento sendo um cruzado de Mairon que deu uma balançada no tadjique. Depois, fez uma segunda parte um tanto amarrada, baseada no jogo de queda, que pouco produziu em ambos os lados. No entanto, logo no início do terceiro round, jab e direito do carioca foram certeiros e derrubaram Naimov, que conseguiu aguentar até o árbitro interromper a luta e dar a vitória ao brasileiro.
Resultados UFC 323 - Dvalishvili x Yan 2
Card principal
Petr Yan venceu Merab Dvalishvili por decisão unânime dos juízes -Yan é o novo campeão dos galos
Joshua Van venceu Alexandre Pantoja por nocaute técnico (0:26 do R1 ) - Van é o novo campeão dos moscas
Tatsuiro Taira venceu Brandon Moreno por nocaute técnico (2:24 do R2)
Payton Talbott venceu Henry Cejudo por decisão unânime dos juízes
Jan Blachowicz e Bogdan Guskov empataram por decisão majoritária dos juízes
Card preliminar
Manuel Torres venceu Grant Dawson por nocaute (2:25 do R1)
Chris Duncan venceu Terrance McKinney por finalização (2:30 do R1)
Maycee Barber venceu Karine Killer por decisão unânime dos juízes
Fares Ziam venceu Nazim Sadykhov por nocaute técnico (4:59 do R2)
Brunno Hulk venceu Marvin Vettori por decisão unânime dos juízes
Jalin Turner venceu Edson Barboza por nocaute técnico (2:24 do R1)
Iwo Baraniewski venceu Ibo Aslan por nocaute (1:29 do R1)
Mansur Abdul-Malik venceu Antônio Trócoli por finalização (1:09 do R1)
Mairon Santos venceu Muhammad Naimov por nocaute técnico (0:21 do R3)