Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

MMA

UFC volta a São Paulo após 14 anos e popularização global

19 jan 2013 - 09h29
Compartilhar
Exibir comentários

No dia 16 de outubro de 1998, a primeira edição brasileira do UFC foi disputada no Brasil. Mais de 14 anos depois, a marca mais famosa do MMA volta à capital paulista para saciar a vontade dos cada vez mais numerosos fãs. Entre os dois eventos, a principal semelhança é a participação de Vitor Belfort, que estrela o card neste sábado, no Ginásio do Ibirapuera, a partir das 20h35.

Duelo entre Vitor Belfort e Michael Bisping é o destaque do UFC São Paulo
Duelo entre Vitor Belfort e Michael Bisping é o destaque do UFC São Paulo
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

» Cigano é arrasado; confira as melhores imagens do UFC 155

Atualmente com 35 anos, Belfort testemunhou mudanças pelas quais o UFC passou desde que o Ginásio do Canindé recebeu a edição de 1998. A franquia foi adquirida pelos irmãos Frank e Lorenzo Fertitta em 2001 e desde então transformada em uma das marcas mais valiosas do mundo, atraindo cada vez mais fãs e patrocinadores.

"Foi um trabalho de formiga durante anos", disse Belfort. "Acredito que o esporte já está estabilizado como o segundo esporte no Brasil. Não é de hoje", considerou o lutador, que enfrentará o britânico Michael Bisping.

Em 1998, a então revelação Belfort brilhou ao derrotar Wanderlei Silva por nocaute com somente 44s de luta. Aquela foi a 21ª edição do evento e contou com nomes que se tornariam ícones, como Pedro Rizzo, Frank Shamrock e Tank Abott.

Neste tempo, o UFC foi pouco a pouco englobando eventos rivais, como o lendário Pride e o Strikeforce, encerrado no último final de semana. A popularização também contribuiu para a mudança de regras, transformando o antigo vale tudo no MMA (artes marciais mistas) e deixando as lutas mais seguras e abrangentes para um grande público.

Vitor Belfort nocauteou Wanderlei Silva em 1998 (Foto: Getty Images)

"Acho que a tendência é essa, é crescer. As críticas já não são mais pejorativas. Acredito em muitas mudanças ainda no esporte. Principalmente mudanças de regras. Muitos atletas são afetados pelos juízes de mesa. O sangue ainda vão melhorar, as regras. Toda crítica é positiva, é válida", apontou Belfort.

O UFC São Paulo será a sexta edição brasileira e a meta é realizar mais eventos no Brasil. Porto Alegre, Brasília, Fortaleza e Florianópolis são cidades listadas pela organização da marca como possíveis próximos destinos.

"O UFC na realidade está com o compromisso de ir para o Brasil todo. São os promotores que mais investem para que outros promotores possam trabalhar. Todo mundo merece ter esse evento em sua cidade", disse Vitor Belfort.

Confira as lutas do UFC São Paulo:

Card principal

Peso médio: Vitor Belfort x Michael Bisping

Peso médio: Daniel Sarafian x CB Dollaway

Peso pesado: Gabriel "Napão" Gonzaga x Ben Rothwell

Peso leve: Thiago Tavares x Khabib Nurmagomedov

Card preliminar:

Peso pena: Godofredo Pepey x Milton Vieira

Peso médio: Ronny Markes x Andrew Craig

Peso pena: Diego Nunes x Nik Lentz

Peso leve: Edson Barboza x Lucas Martins

Peso galo: Yuri "Marajó" Alcântara x Pedro Nobre

Peso meio-pesado: Wagner "Caldeirão" Prado x Ildemar Alcântara

Peso leve: Francisco "Massaranduba" Trinaldo x CJ Keith

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade