PI: Sarah Menezes é homenageada antes de iniciar treinamento no Rio
A judoca piauiense Sarah Menezes, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Londres e no Grand Slam de Moscou, foi homenageada nesta terça-feira em Teresina (PI), antes de viajar ao Rio de Janeiro.
Na cidade carioca, ela iniciará treinos coletivos com a Seleção Brasileira de Judô para disputar o Campeonato Mundial, que se inicia em 26 de agosto no Rio.
Em solenidade no Palácio de Karnak, o governador Wilson Martins (PSB) anunciou o primeiro Centro de Lutas Olímpicas no Estado, o primeiro público que leva o nome da judoca. Com 1.400 m² e investimentos de cerca de R$ 1 milhão, o centro será inaugurado em novembro deste ano. No local serão ofertados cursos para estudantes de escolas públicos nas modalidades judô, taekwondo e luta greco-romana.
"O projeto é importante, não só para mim, mas para tantas crianças sonhadoras e que precisam de mais esporte e educação", disse Sarah, que é líder do ranking mundial na categoria até 48 kg.
O governador Wilson Martins destacou que o Piauí não está fazendo nenhum favor à atleta e que ela é um exemplo ao País. "Sarah é um símbolo de grandeza da mulher do nosso Estado. Vamos construir esse espaço tão importante, onde teremos a oportunidade de mostrar que nada é impossível", disse o governador.
Na capital piauiense, Sarah Menezes mantém outro Centro, que criou com o técnico Expedido Falcão e atende 160 crianças carentes.
Rotina de treino
Nesta quarta, Sarah viaja ao Rio para iniciar os treinamentos voltados ao Campeonato Mundial. Ela disse que terá uma rotina de 4 horas de treinos com os atletas nacionais. Este mês, a judoca chegou como favorita ao Grand Slam de Moscou e faturou o ouro diante de Otgontsetseg Galbadrakh, da Mongólia.