Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Lutas Olímpicas

Com Mayra Aguiar e Guilheiro, Brasil ganha 5 ouros no Pan de judô

27 abr 2012 - 19h02
(atualizado às 21h40)
Compartilhar

O Brasil teve excelente desempenho no Campeonato Pan-Americano de Judô disputado em Montreal nesta sexta-feira. A Seleção, composta por muitos atletas que competirão nos Jogos Olímpicos de Londres, conquistou cinco medalhas de ouro e três de bronze.

A manhã desta sexta-feira no Troféu Maria Lenk teve as eliminatórias dos 400 m medley e dos 100 m livre como destaque. Thiago Pereira confirmou o favoritismo na prova que combina os quatro estilos fazendo o melhor tempo. Já Cesar Cielo se poupou nos 100 m livre e ficou com a terceira melhor marca. Veja as fotos
A manhã desta sexta-feira no Troféu Maria Lenk teve as eliminatórias dos 400 m medley e dos 100 m livre como destaque. Thiago Pereira confirmou o favoritismo na prova que combina os quatro estilos fazendo o melhor tempo. Já Cesar Cielo se poupou nos 100 m livre e ficou com a terceira melhor marca. Veja as fotos
Foto: Getty Images

» Ronaldinho? Júlio César? Escolha quem você levaria para a Olimpíada

» Veja quais são os brasileiros classificados para Londres

Na primeira final da noite, Maria Portela, da categoria até 70 kg, venceu a cubana Onix Cortes e assegurou sua vaga nos Jogos Olímpicos. Portela era uma das judocas brasileiras que precisavam de um bom resultado no Canadá para garantir a classificação, já que ocupava a 14ª posição no ranking, a última que dá vaga para Londres.

"Assegurar a vaga olímpica ganhando o Pan e vencendo a cubana e a colombiana, sem dúvida, é uma motivação a mais", disse Maria Portela após a final em post publicado no Twitter da Confederação Brasileira de Judô.

Em sua primeira competição como número 1 do ranking mundial, a gaúcha Mayra Aguiar não precisou de muito tempo para derrotar, por ippon, a cubana Yallenis Castillo e ficar com a medalha de ouro na categoria até 78 kg. A cubana é considerada uma das principais adversárias de Mayra na Olimpíada.

Após a luta, Mayra Aguiar mostrou que está confiante em um bom resultado nos Jogos de Londres, mas ressaltou que precisará de calma: "a cada medalha que conquisto vejo que o sonho de subir ao pódio olímpico é real. Tenho que ficar tranquila".

Eduardo Bettoni, 21 anos, que estreia pela Seleção Brasileira de judô, derrotou o uruguaio Juan Romero por ippon na disputa pelo bronze da categoria até 90 kg. "São essas medalhas que movem o atleta. O sonho olímpico está vivo", afirmou Bettoni.

Outro novato na Seleção, Renan Nunes, 25 anos, conquistou o terceiro ouro da noite para o Brasil. Na final da categoria até 100 kg contra o argentino Cristian Schmidt, o judoca brasileiro esperou o adversário tomar a iniciativa e reverteu o ataque do rival com um ippon.

"A luta mais tensa foi com o cubano, que é experiente e bem ranqueado. Estudei o jogo dele e cumpri a tática certinha", disse Renan Nunes referindo-se a Oreidis Despagne, seu adversário na semifinal do Pan.

Na categoria acima de 78 kg feminina, Maria Suellen Altheman superou a venezuelana Giovana Blanco no confronto pelo terceiro lugar. A brasileira conquistou o bronze com dois wazaris sobre a adversária.

O quarto ouro brasileiro no Pan-Americano de Judô veio com Rafael Silva na categoria acima de 100 kg. O judoca brasileiro derrotou o cubano Oscar Brayson para subir no lugar mais alto do pódio canadense.

Mariana Silva, outra que tinha situação desconfortável em relação aos Jogos Olímpicos, conseguiu um bom resultado: venceu a americana Christal Ransom por yuko e ficou com a medalha de bronze na competição.

Em sua primeira competição como número 1 do ranking mundial, Leandro Guilheiro fechou a noite com sucesso: venceu a final contra o canadense Antoine Valois-Fortier e garantiu os 100% de aproveitando dos judocas do País na noite de sexta-feira em Montreal.

Londres 2012 no Terra

O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra