Americano deixa WWE e tenta retorno olímpico 16 anos após medalha
Conhecido por seus seis títulos mundiais conquistados no World Wrestling Enterteinment (WWE) e pelas participações no mais recente Total Non-Stop Action (TNA) Wrestling, Kurt Angle agora se volta para seu remoto passado de luta grego-romana. Campeão olímpico na categoria estilo livre nos Jogos de Atlanta 1996, ele tenta repetir o feito se classificando para a Olimpíada de Londres.
Dezesseis anos se passaram desde que Kurt Angle alcançou a glória olímpica, com a medalha de ouro. Naquele mesmo ano, ele começou a lutar pelo WWE, modalidade extremamente popular nos Estados Unidos que mistura ficção, artes cênicas e pancadaria. Passou muito tempo provocando rivais, subindo nas cordas para pular neles e atirando-os para fora do ringue, em meio a muitos golpes falsos.
O lutador chegou a ser sondado a participar de lutas de MMA (sigla em inglês para Artes Marciais Mistas) e disse ter recebido convite de Dana White para lutar no UFC, mas recusou ambos. Agora se prepara para brigar por vaga olímpica na seletiva americana, um sonho que ele admitiu à rede britânica BBC ser pouco provável: um dos adversários será Jake Varner, bronze no último Mundial de luta greco-romana.
Kurt Angle ainda admitiu que não possui muitas recordações da experiência em Sydney e que, aos 43 anos, pode estar velho demais - seus familiares têm protestado contra a ideia, temendo por sua saúde. No entanto, afirmou que não usa mais a agressividade exacerbada nos combates. "Vai ser como uma partida de xadrez", apontou, em relação a estratégia que pretende usar para se classificar.
Kurt Angle ainda comparou a volta às origens a uma obra de arte: é como se você estivesse fazendo uma pintura e quisesse ver como ela vai ficar no final. Por isso, não pode parar. O primeiro campeão olímpico a lutar no WWE agora quer fazer o caminho inverso: voltar para o esporte e competir em Londres. Dezesseis anos depois, pode registrar um feito ainda maior, apesar das dificuldades.
Londres 2012 no Terra
O Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.