Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

LANCE!

Vida no Grêmio ajuda Roger Machado a lapidar jovens oriundos da base

30 jul 2015 - 11h17
Compartilhar
Exibir comentários

Em 1994, o técnico Luiz Felipe Scolari deu a Roger sua primeira oportunidade entre os profissionais do Grêmio. A trajetória do futuro ídolo gremista tinha começado dois anos antes, quando Roger, influenciado por um amigo, fez teste para entrar nas categorias de base do tricolor. E, passados 23 anos daquela peneira, a história de Roger no clube ainda não acabou.

Hoje, como treinador do Grêmio, Roger Machado vem se destacando pelo uso de alguns jovens jogadores. Caso dos atacantes Luan. 22 anos e Pedro Rocha, 20, e do volante Walace, também com 20 anos. Para o técnico, sua vida no Grêmio - foram 19 temporadas como jogador profissional e três como auxiliar técnico -, tem ajudado na evolução dos garotos.

- Acredito que o fato de eu conhecer a estrutura, o modelo cultural, a história do clube com profundidade, ter vivido ali... Tudo isso me dá uma facilidade em transmitir o que é jogar no Grêmio. É um elemento facilitador - disse Roger com exlusividade ao LANCE!. 

Como jogador, a chance dada por Felipão deu início a uma carreira vitoriosa. Lateral-esquerdo e zagueiro do Grêmio até 2003, Roger acumulou troféus. Após pendurar as chuteiras, voltou ao clube em 2011, como auxiliar da comissão técnica fixa do Tricolor. Ocupou o cargo até o fim da temporada 2013, quando achou que era a hora de dar o último passo antes de ser treinador.

Roger dá instruções durante treino. Ao fundo, Luan e Yuri Mamute observam o treinador (Foto:Lucas Uebel/Grêmio)

As passagens por Juventude, em 2014, e Novo Hamburgo, no Campeonato Gaúcho de 2015, deram a Roger, agora conhecido como Roger Machado, a confiança de voltar como técnico para onde tudo começou. No dia 26 de maio, o ex-camisa 6 foi anunciado como novo treinador do Grêmio, substituindo justamente Luiz Felipe Scolari, com quem ele divide os crédtios em seu bom início de trabalho.

- Todos os meninos que estão no profissional foram selecionados pelo Felipão para estar nesse grupo. Então, eu tenho dito que meu trabalho é uma continuidade (do trabalho) do Felipe, feito em base sólida. O que eu talvez tenha feito foi acelerar a utilização deles - ressaltou Roger Machado, antes de completar:

- Por ter sido auxiliar e acompanhá-los, de conhecé-los um pouco mais, me deu a velocidade e a precisão para saber onde alguns meninos poderiam jogar. Eu já tinha visto eles jogarem em inúmeras oportunidades, isso me antecipou algumas etapas de conhecimento do grupo. Foi uma vantagem que tive em relação a um treinador que viesse de outro contexto.

Aos 19 anos, Roger Machado aproveitou a chance dada por Luiz Felipe Scolari. Agorana condição de técnico, espera dar continuidade ao ciclo iniciado anos atrás. De acordo com o técnico, o atual elenco do Grêmio lhe dá condições para fazer isso.

- Tenho um grupo grande, de jogadores experientes e muitos jovens. Temos reposição para substituir suspensos e lesionados. O que preciso fazer é passar confiança para quem entrar. Assim como fui lançado muito novo no profissional, eu não posso deixar de dar uma oportunidade por conta da juventude. Devo olhar para a maturidade. Tenho jogadores que, embora jovens, tem bastante maturidade e experiência para nos ajudar.

Lance!
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade