PUBLICIDADE

LANCE!

Túlio lembra dois jogos inesquecíveis do Botafogo no Brasileiro de 1995

Artilheiro do Brasil no ano da conquista alvinegra, aponta jogos marcantes na campanha do Glorioso para se tornar o campeão nacional, além da decisão contra o Santos

6 jun 2020 - 07h00
(atualizado às 12h12)
Compartilhar
Exibir comentários

Na conquista do título brasileiro do Botafogo em 1995, talvez, a lembrança mais marcante dos torcedores alvinegros sejam as finais contra o Santos. O Glorioso venceu o primeiro duelo como Peixe, por 2 a 1, no Maracanã e levantou a taça, após empata em 1 a 1, no Pacaembu, com direito a gol do artilheiro Túlio para a festa ser completa.

Túlio foi o artilheiro do Brasileirão de 1995, com 23 gols (Foto: Reprodução/Falaglorioso)
Túlio foi o artilheiro do Brasileirão de 1995, com 23 gols (Foto: Reprodução/Falaglorioso)
Foto: Lance!

Outros jogos,no entanto, foram determinantes para a equipe comandada por Paulo Autuori. Em entrevista ao LANCE!, o Maravilha apontou duas vitórias fundamentais para que o grupo ganhasse a confiança necessária para acreditar que o sonho do título podia se tornar realidade: os triunfos sobre o Goiás, no Serra Dourada e sobre o Flamengo, no Castelão.

- Foram dois jogos que na minha opinião marcaram bastante e me fizeram pensar que seríamos campeões brasileiros. O primeiro foi partida contra o Flamengo. Os 3 a 1, lá no Castelão. Eles tinham aquele ataque dos sonhos com Romário, Sávio e Edmundo e nós demos um show, um verdadeiro baile. Ganhamos de 3 a 1 mas poderíamos ter feito mais gols. Naquele jogo a gente carimbou nosso passaporte para final e sabíamos que iríamos vencer. Outro foi contra o Goiás, no Serra Dourada. Eles também brigavam por uma vaga no mata-mata. O estádio estava lotado com quase 60 mil pessoas e nós ganhamos de 1 a 0, com um gol meu. Eu tinha prometido esse gol para o massagista Joãozinho que fez aniversário na época. Aquele gol e aquela vitória fora de casa foram fundamentais para falarmos: "agora sim estamos na briga" - lembrou Túlio.Lembre como foram as vitórias apontadas por Túlio Maravilha:

Botafogo 3 x 1 Flamengo - 24/09/1995:

O clássico disputado no Ceará foi mais uma partida em que brilhou a estrela de Túlio Maravilha naquele campeonato. Além de abrir o placar, desperdiçou outras chances, infernizou a defesa rubro-negra e deu um sensacional toque de calcanhar para o terceiro gol marcado por Marcelo Alves. Gonçalves fez o segundo e Edmundo descontou para o Flamengo.

Em busca de maior renda, o jogo foi disputado no Castelão, com recorde de público e renda daquele Brasileirão. Como se estivesse em casa, o Botafogo colocou o Flamengo na roda. Na maior parte do primeiro tempo, o Glorioso dominou a partida até Túlio abrir o placar aos 22 minutos e dar início a festa alvinegra. O artilheiro ainda teve outra chance de marcar o segundo em um contra-ataque, mas quis driblar o goleiro Paulo César duas vezes e foi desarmado por Ronaldão. O Rubro-Negro conseguiu equilibrar no início do segundo tempo, mas em uma cobrança de escanteio do Botafogo, Gonçalves, bem posicionado ampliou a vantagem. Edmundo diminuiu, aos 42, mas o Fla não teve forças nem tempo para reagir.

Nos acréscimos, Túlio deu passe de calcanhar para Marcelo Alves fechar o placar da primeira derrota do técnico Washington Rodrigues, o Apolinho, no comando do rival. O técnico Paulo Autuori se emocionou com aquela atuação da equipe e chegou chorar no vestiário.

FICHA TÉCNICA:

Local: Castelão, em Fortaleza (CE)

Data: 24/09/1995 (domingo)

Árbitro: Dacildo Mourão

Assistentes: César Sarmento e Manoel Toledo

Cartões amarelos: Agnaldo Liz, Róbson Lopes e Nélio (Flamengo); Wilson Gottardo, Gonçalves, Beto, Donizete e Túlio Maravilha (Botafogo)

Cartão vermelho: Não houve

Público/ Renda: 74.114 pagantes/ R$554.292,00

Gols: Túlio (22´/1°T, 0-1), Gonçalves (14´/2°T, 0-2), Edmundo (42´/2°T, 1-2) e Marcelo Alves (47´/2°T, 1-3).

FLAMENGO: Paulo César Borges; Márcio Costa (Uéslei), Ronaldão, Agnaldo Liz e Cláudio (Róbeson Lopes); Nélio, Leonardo Inácio (Rodrigo Mendes), Pingo e Sávio; Romário e Edmundo. Técnico: Washington Rodrigues.

BOTAFOGO: Wagner; Wilson Goiano, Wilson Gottardo, Gonçalves e André Silva; Leandro Ávila (Marcelo Alves), Beto (Márcio Theodoro), Jamir e Sérgio Maonel; Donizete (Narcizio) e Túlio Maravilha. Técnico: Paulo Autuori.

Goiás 0 x 1 Botafogo - 18/11/1995:

Uma boa jogada de Iranildo, que acabara de entrar no lugar de Guto, seguida por uma falha da defesa do Goiás e Túlio mais uma vez mostrou presença de área. O artilheiro deixou sua marca para decretar a vitória do Botafogo, aos 25 minutos do segundo tempo, diante de um Serra Dourada lotado. Foi o 19° gol dos 23 gols marcados pelo por ele naquele campeonato. Iranildo ainda chutou uma bola no travessão.

A partida tinha ares de decisão. Para o Botafogo, estava em jogo a permanência na liderança do Grupo A. Para o Goiás, que começou a partida como vice-líder do Grupo B uma vitória seria um salto para a primeira colocação. As oportunidades de gol foram raras no primeiro tempo, foram apenas três chutes a gol do Glorioso, com Wilson Goiano, Túlio e Sérgio Manoel. Na segunda etapa, o Alvinegro voltou com mais disposição. Paulo Autuori ousou ao trocar o lateral Guto pelo atacante Iranildo. Conseguiu o gol e trocou Beto pelo volante Moisés para ajudar a segurar o resultado, em uma tarde feliz para os botafoguenses.

FICHA TÉCNICA:

Local: Serra Dourada

Data: 18/11/1995

Árbitro: Márcio Rezende de Freitas

Assistentes: Antonio Gomes e Cleber Gonçalves

Cartões amarelos: Wilson Goiano, Beto, Edson, Márcio, Romeu, Ildo, Túlio e Wagner

Cartão vermelho: Romeu

Público/ Renda: 55.694 pagantes/ R$538.100,00

Gol:

Túlio (25´/2°T, 0-1)

GOIÁS: Clemer, Edinam (Zé Teodoro), Márcio, Idlo e Augusto; Romeu, Uidemar (Batistinha), Edson (Paulinho) e Wallace; Magrão e João Paulo. Técnico: Hélio dos Anjos

BOTAFOGO: Wagner, Wilson Goiano, Gottardo, Gonçalves e Guto (Iranildo); Leandro Ávila, Jamir, Beto (Moisés) e Sérgio Manoel; Donizete e Túlio. Técnico: Paulo Autuori

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade