PUBLICIDADE

LANCE!

Thomas segue com a camisa amarela após novo triunfo na Volta da França

Galês bate quatro rivais na reta final do percurso entre Bourg-Saint-Maurice e Alpe d'Huez, incluindo seu companheiro de equipe Chris Froome, e amplia vantagem na liderança geral

19 jul 2018 - 15h03
(atualizado às 15h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O galês Geraint Thomas, da Sky, passou sufoco, mas venceu nesta quinta-feira a 12ª etapa da Volta da França e assegurou o direito de permanecer com a camisa amarela, de líder geral. O ciclista, que já havia triunfado no dia anterior, ampliou a vantagem na ponta da tabela após completar o percurso entre Bourg-Saint-Maurice e Alpe d'Huez, de 175 km, em 5h18m37.

A disputa era considerada uma das mais complexas, sobretudo em razão das passagens pelo Col de Madeleine e pelo Col de la Croix de Fer, ambas acima dos 2.000 metros de altitude, antes da chegada ao mítico Alpe d'Huez.

O holandês Tom Dumoulin (Sunweb) terminou na segunda colocação, a dois segundos de Thomas, e o francês Romain Bardet (AG2R La Mondiale) completou o pódio, com três segundos de desvantagem. Campeão das últimas três edições da Volta da França, o britânico Chris Froome, companheiro do galês na Sky, ficou na quarta posição, a quatro segundos do vencedor. O italiano Vincenzo Nibali (Bahrain-Merida) se recuperou de uma queda nos últimos quilômetros e ficou em sétimo.

Na classificação geral, Thomas tem 1m39 de vantagem para Froome, vice-líder no momento. Já Dumoulin aparece em terceiro, a 1m50. Nibali ocupa o quarto lugar, a 2m37 do detentor da camisa amarela.

O colombiano Rigoberto Uran (Education First-Drapac), vice-campeão da competição no ano passado, abandonou a prova devido às lesões que sofreu ainda na nona etapa.

- Honestamente, estou sem palavras. É insano. O (Steven) Kruijswijk colocou muita pressão sobre nós, e estávamos lutando. Na subida final, eu estava seguindo o Froome. Ele atacou, e eu voltei sozinho. Isso é inacreditável. Eu não pude ver isso acontecendo. Eu apenas tentei seguir o Dumoulin. Eu sabia que tinha que ser o primeiro na última curva se quisesse ganhar. Foi depois de alguns segundos que percebi que estava ganhando - contou o vencedor, que manteve o discurso de respeito com o favorito, em um momento decisivo para a Sky decidir qual dos dois terá maior suporte para a conquista do título.

- Talvez eu consiga manter a camisa amarela nos próximos dias. Mas esta corrida é tão difícil que você nunca sabe ao certo. Eu ainda estou correndo para Froome, ele é o cara. Não sei como vou fazer durante três semanas - completou o galês.

A 13ª etapa será disputada nesta sexta-feira. O percurso terá 169 km, entre Le Bourg-d'Oisans e Valence.

Confira o resultado da 12ª etapa

1. Geraint Thomas (Gal/Team Sky) 5h18m37s

2. Tom Dumoulin (Hol/Team Sunweb) +2s

3. Romain Bardet (Fra/AG2R La Mondiale) +3s

4. Chris Froome (GB/Team Sky) mesmo tempo

5. Mikel Landa (Esp/Movistar Team) +7s

6. Primož Roglic (Slo/Team LottoNL-Jumbo) +13s

7. Vincenzo Nibali (Ita/Bahrain-Merida) mesmo tempo

8. Jakob Fuglsang (Din/Astana) +42s

9. Nairo Quintana (Col/Movistar) +47s

10. Steven Kruijswijk (Hol/Team LottoNL-Jumbo) +53s

Confira a classificação geral da Volta da França

1. Geraint Thomas (GB/Team Sky) 49h24m43s

2. Chris Froome (GB/Team Sky) +1m39s

3. Tom Dumoulin (Hol/Team Sunweb) +1min 50s

4. Vincenzo Nibali (Ita/Bahrain-Merida) +2mins 37s

5. Primoz Roglic (Slo/Team LottoNL-Jumbo) +2m46s

6. Romain Bardet (Fra/AG2R) +3m7s

7. Mikel Landa (Spa/Movistar) +3m13s

8. Steven Kruijswijk (Ned/LottoNL-Jumbo) +3m43s

9. Nairo Quintana (Col/Movistar) +4m13s

10. Daniel Martin (Irl/UAE Emirates) +5m11s

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade