PUBLICIDADE

Lutas

Seminário de São José receberá palestra exclusiva de Defesa Pessoal

Palestra de defesa pessoal será apresentada pelo Mestre Sylvio Behring e o professor Helder Andrade para seminaristas, padres e diáconos no dia 20

13 dez 2018 - 17h18
Compartilhar
Exibir comentários

Por Yago Rédua

Mestre Sylvio Behring e o professor Helder Andrade são os responsáveis por comandar a palestra (Foto divulgação)
Mestre Sylvio Behring e o professor Helder Andrade são os responsáveis por comandar a palestra (Foto divulgação)
Foto: Lance!

No próximo dia 20, no Seminário Arquidiocesano de São José, no Rio Comprido, na região central do município do Rio, será realizada uma palestra de GPCI - Gerenciamento Progressivo de Comportamento Inconveniente - que será apresentada pelo Mestre Sylvio Behring e o professor Helder Andrade para seminaristas, padres e diáconos. A organização do evento está sendo feita por Adriana Conde, fundadora do Instituto Rios de Amor.

Ícone do Jiu-Jitsu, especialmente quando se trata de Defesa Pessoal, o Mestre Sylvio aponta como um "marco" na história da Igreja Católica. Como tem viajado, Behring disse que tem apenas auxiliado na elaboração da palestra e destacou a "felicidade" com ela.

- É um marco dentro da igreja católica, porque é uma quebra de paradigma. Da forma como está sendo feita, natural e espontânea, é contagiante e emocionante. Eu fico emocionado toda vez que eu recebo algo sobre o evento. Estou muito motivado e alegre. A Adriana Conde está fazendo um trabalho maravilhoso na organização, o Helder Andrade que está preparando tudo sobre o seminário, enquanto estou viajando. Fui para o Sul, depois Dubai (EAU), estou no Canadá e ainda vou para São Paulo. Mas, estou muito feliz com essa oportunidade - disse o Mestre Sylvio, que é responsável pelo CT Rios Behring.

Helder Andrade, quem vem transformando o curso que é dado em cerca de 40 horas, em uma palestra de 1h30, contou que não é fácil. O professor destacou a "humanização" dos seminaristas, fato que muitas pessoas ignoram, como o próprio faixa-preta contou.

- Eu achei inusitado no começo. Eu cheguei até o Seminário São José através do Sylvio Behring. Realmente, é inacreditável. Existem perguntas, de verdade, que eu não saberia responder. Mas, o seminarista é um ser humano como qualquer outro. As pessoas tendem a achar que eles são estranhos, esquisitos, uma espécie de ser de outro planeta. Mas, eles têm os mesmos sentimentos que a gente, gostam de coisas que as pessoas 'comuns' gostam. Uma cervejinha, vinho, churrasco e, inclusive, de praticar Jiu-Jitsu. Foi bem legal. Fizemos uma adaptação, porque o foco sempre são os profissionais das artes marciais, de segurança… De repente, recebi esse convite, que pra mim é uma honra enorme - apontou.

Como surgiu o interesse da palestra

Os seminaristas mais jovens no Seminário Arquidiocesano de São José são praticantes de Jiu-Jitsu. Lá dentro, o responsável por ministrar as aulas é o professor Alexandre Pinheiro - que também é um seminarista. Adriana Conde, amiga do Padre Valdir Lima, levou o Mestre Sylvio Behring para dar uma aula e demonstrar um pouco da sua experiência nos tatames.

Desta maneira, com a aula do Mestre Sylvio, surgiu o interesse por uma palestra um pouco mais abrangente de GPCI. A simples aula virou um evento que será composto por missa, o próprio seminário de GPCI, uma confraternização natalina com o cantor Robson Ventura e o encerramento. Dom Orani Tempesta, cardeal brasileiro, mandou uma mensagem através do WhatsApp para organizadora Adriana Conde e parabenizou sobre a iniciativa do evento.

SERVIÇO:

Palestra de GPCI

Data: 20 de dezembro de 2018

Local: Seminário Arquidiocesano de São José, Av. Paulo de Frontin, 568, Rio Comprido

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade