PUBLICIDADE

LANCE!

Palmeiras comemora 100 anos da compra do Parque Antarctica

Em 27 de abril de 1920, o então Palestra Itália, antigo nome do clube, buscava uma casa própria e adquiriu o estádio e o terreno que hoje abriga o moderno Allianz Parque

27 abr 2020 - 13h28
(atualizado às 13h28)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira, o Palmeiras comemora 100 anos de um momento marcante de sua história. Em 27 de abril de 1920, o clube, então chamado Palestra Itália, satisfez seu sonho de ter uma casa própria e adquiriu o Parque Antarctica, estádio onde hoje está construído o moderno Allianz Parque.

Parque Antarctica lotado em jogo do Palestra Itália, em 1920, ano em que clube o adquiriu (Arquivo Palmeiras)
Parque Antarctica lotado em jogo do Palestra Itália, em 1920, ano em que clube o adquiriu (Arquivo Palmeiras)
Foto: Lance!

- Clubes menores possuem um campo. Temos de achar uma casa. Não é qualquer terreno que nos agrada, pois a grandeza da comunidade italiana e de nossos torcedores não concordaria. Um estádio moderno é o desejo de todo palestrino - disse o então presidente alviverde Menotti Falchi ao jornal Fanfulla, em fevereiro de 1920.

Os palestrinos alugavam o Parque Antarctica desde 2017, usando um de seus campos duas vezes por semana. Quando souberam que a Companhia Antarctica Paulista, proprietária do terreno, estava de mudança, fizeram a compra por 500 contos de réis, uma fortuna naquele tempo. O clube dividiu em três cotas, com ajuda do empresário Francisco Matarazzo e, para quitar o último débito (em dezembro de 1922), vendeu parte do terreno para Matarazzo por 187 contos de réis - o local hoje é ocupado pelo Bourbon Shopping.

Na primeira partida como dono do Parque Antarctica, o Palestra goleou o Mackenzie por 7 a 0, em 16 de maio de 1920, pelo Campeonato Paulista. Em 13 de agosto de 1933, foi inaugurado o Stadium Palestra Italia, então o maior e mais moderno do país e o primeiro da capital paulista a contar com arquibancadas de concreto armado, atingindo a capacidade de 30 mil pessoas.

Em 1964, encerrou-se mais uma importante mudança no estádio, com o gramado elevada, ganhando o nome de "Jardins Suspensos", e fechando a ferradura da arquibancada de concreto. Assim, a capacidade de público foi ampliada para 40 mil pessoas. E outras reformas ocorreram até os anos 2000.

Em 2010, contudo, começou a mais ampla mudança no local, concluída em 2014. Há quase seis anos, foi inaugurado o Allianz Parque, tido como dos mais modernos do mundo e que, em 2020, passou a adotar grama sintética, facilitando seu perfil "multiuso", alternando partidas e grandes eventos, como shows, no local.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade