PUBLICIDADE

LANCE!

Liderança, testes e queda: a passagem de Barbieri pelo Flamengo

Treinador de 36 anos virou sensação antes da Copa do Mundo, com o Flamengo liderando o Brasileirão, mas eliminações e rendimento ruim após o Mundial causaram a sua demissão

28 set 2018 - 13h45
(atualizado às 13h45)
Compartilhar
Exibir comentários

Contratado em janeiro para ser auxiliar da comissão técnica, Maurício Barbieri foi alçado ao cargo de treinador principal do Flamengo em março, substituindo Paulo César Carpegiani após a derrota para o Botafogo na semifinal do Carioca. Os nove meses no comando da equipe foram marcados por altos e baixos. A reportagem do LANCE! fez um balanço sobre a passagem de Barbieri no clube.

MÉTODOS APROVADOS POR ELENCO E DIRETORIA

Maurício Barbieri deixa o Flamengo após nove meses no comando do time (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Maurício Barbieri deixa o Flamengo após nove meses no comando do time (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)
Foto: Lance!

A eliminação no Estadual deu ao Flamengo duas semanas de treinos antes da estreia no Brasileirão. Como a direção não encontrou no mercado substituto para Carpegiani, Maurício Barbieri foi ficando como interino e, internamente, ganhou o apoio do elenco. A metodologia de treinos, considerada "moderna", foi publicamente elogiada pelos principais líderes e por Carlos Noval, que havia recém-assumido o cargo de diretor de futebol no lugar de Rodrigo Caetano.

COM VINI JR, ESQUEMA ENCAIXA E GAROTOS CRESCEM

Com o endosso do grupo, Barbieri fez mudanças importantes na escalação do Flamengo em relação a Carpegiani. A principal foi a efetivação de Vinícius Júnior como titular. Até então, o garoto vinha sendo mais acionado na segunda etapa das partidas em 2018. Cuéllar, também, recuperou a vaga e iniciou sua melhor fase pelo Rubro-Negro,

Com a base formada por Diego Alves, Rodinei, Réver, Cuéllar, Diego, Lucas Paquetá, Everton Ribeiro, Vinícius Júnior e Henrique Dourado, o Flamengo passou a apresentar bom futebol e obter resultados. Classificação para as oitavas de final da Libertadores, para as quartas de final da Copa do Brasil e, antes da pausa para o Mundial da Rússia, liderança do Campeonato Brasileiro.

Quando foi preciso, Barbieri encontrou alternativas para ausências utilizando jovens, como Léo Duarte, Lincoln, Jean Lucas e Felipe Vizeu sendo importantes.

Cria da Gávea e aos 21 anos, o zagueiro Léo Duarte, por exemplo, firmou-se como titular, deixando nomes experientes como Rhodolfo e Juan no banco.

PAUSA PARA A COPA: BARBIERI É EFETIVADO E TIME NÃO VOLTA BEM

Durante o Mundial,a direção efetivou Maurício Barbieri, reajustando o salário e dando um novo contrato ao treinador. Porém, as coisas deixaram de dar certo. No Brasileiro, os adversários encontraram uma maneira de tornar a posse de bola da equipe ineficiente e o time perdeu a liderança. A eliminação na Copa Libertadores foi diante do Cruzeiro, com uma derrota dura no Maracanã - a vitória no Mineirão, por 1 a 0, no jogo de volta, não foi suficiente. A queda na semi da Copa do Brasil, contra o Corinthians, tornou a situação insustentável.

RODÍZIO: ATAQUE INCONSISTENTE E INEFICIENTE

A saída de Vinícius Júnior para o Real Madrid, em junho, ajuda a explicar a queda de rendimento do Flamengo no segundo semestre. Sem o garoto, Barbieri rodou o elenco atrás de um nome para atuar naquela função - Geuvânio, Marlos, Matheus Savio, Diego, Paquetá, Uribe, Vitinho... -, mas ninguém correspondeu e/ou tomou conta da posição. Desta forma, o time tornou-se previsível, sem improviso e capacidade para furar as retrancas.

A "camisa 9" também tornou-se um problema. Guerrero foi embora e Uribe chegou para disputar vaga com Henrique Dourado. Vitinho, reforço de maior investimento da história do clube, e Lincoln também foram testados na função. Após a Copa, os quatro atacantes somam apenas quatro gols - um de cada.

NÚMEROS DE MAURÍCIO BARBIERI NO FLAMENGO

39 Jogos

19 Vitórias

12 Empates

8 Derrotas

- Eliminado nas oitavas de final da Libertadores

- Eliminado na semifinal da Copa do Brasil

- Deixa a equipe na quarta posição do Brasileiro

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade