PUBLICIDADE

Barcelona

Em falta? El Clásico terá apenas dois craques brasileiros entre os titulares

Maior encontro do futebol espanhol sempre foi recheado de craques nascidos em solo verde e amarelo, em toda sua história de grandes jogos marcados por grandes jogadores

27 out 2018 - 07h03
(atualizado às 07h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Neste domingo, Barcelona e Real Madrid se enfrentam pela décima rodada do Campeonato Espanhol e como é de praxe em sua longa história, os brasileiros estarão presentes. Entretanto, se comparado aos grandes jogos nos últimos anos, a presença dos brasucas nos times titulares está reduzida.

Casemiro e Neymar fizeram um bom duelo anos atrás (Foto: Luis Gene / AFP)
Casemiro e Neymar fizeram um bom duelo anos atrás (Foto: Luis Gene / AFP)
Foto: Lance!

A princípio, apenas Phillippe Coutinho, pelo lado do Barcelona, e Casemiro, pelo lado do Real Madrid, estão confirmados para iniciar a partida. Rafinha, após marcar um gol pela Champions, pode aparecer no time titular substituindo ninguém menos do que Lionel Messi, lesionado.

Arthur também pode ser uma surpresa caso Ernesto Valverde queira colocar o brasileiro para começar a partida, assim como Marcelo, pelo lado do Real Madrid. O lateral sofreu uma lesão em partida da Liga dos Campeões nesta semana e é dúvida para o clássico. Vinícius Junior, contratado a peso de ouro pelos merengues, conseguiu a revogação de sua expulsão pelo Castilla e provavelmente estará no banco. Malcom, contratação do Barça para esta temporada, não deverá ser relacionado.Contudo, durante toda rica história do maior clássico do futebol espanhol, os craques brasileiros marcaram forte presença dentro de campo. Principalmente no fim da década de 90 e nos anos 2000. Relembre!

ANOS 90

Do meio para o final dos anos 90, o Barcelona teve craques como Giovanni, Ronaldo e Rivaldo, enquanto o Real Madrid teve nomes como Roberto Carlos, Zé Roberto e Sávio.

Durante este período, grandes jogos foram feitos pelos grandes rivais, especialmente um pela Copa do Rei, em 1997, contou com Giovanni e Rivaldo marcando gols decisivos e dando a classificação para o time catalão por 3 a 2. Mesmo resultado do jogo do Campeonato Espanhol do mesmo ano, onde de novo Giovanni e Rivaldo foram os destaques com um gol cada.

ANOS 2000

Já a partir de 2002, tivemos Ronaldo mudando de lado no 'El Clasico' e vestindo a camisa do time merengue, se juntando ao companheiro de Seleção Brasileira, Roberto Carlos. O Barcelona não ficou atrás e trouxe nada menos do que Ronaldinho para nivelar a disputa pelo topo, e foi o que aconteceu. A partir dos shows que R10 dava dentro de campo, o 'El Clasico' tomou uma proporção gigante e fez com que fosse o jogo mais esperado da temporada do futebol europeu como um todo.

Durante a primeira década do século, além de Ronaldinho, o time blaugrana contou com grandes talentos brasileiros como Sylvinho, Belletti, Edmilson, Dani Alves, Maxwell. Enquanto o Real Madrid pode contar Cicinho, Julio Baptista, Robinho, Marcelo, Emerson, Kaká.

2010 PARA FRENTE

Com o legado deixado pelos Ronaldos de ambos os times, o 'El Clasico' continuou com sua grandeza com toques de futebol verde e amarelo. Neymar desfilou seu futebol pelos gramados espanhóis e nos grandes embates entre os rivais antes de se transferir para o Paris Saint-Germain. Contemporâneos do camisa 10 da Seleção, Marcelo e Casemiro são os jogadores do lado do Real que representam bem as cores do Brasil e que são presenças praticamente cativas no jogo mais esperado entre as ligas europeias.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade