26 eventos ao vivo

'Em 1954, colocou o Bangu na roda': Veja o que realmente aconteceu com o Botafogo naquele Cariocão

Flamengo foi o campeão da edição, Alvirrubro e Glorioso se enfrentaram três vezes e o Boavista ainda não existia! Entenda as semelhanças com a paródia que bombou na web

27 nov 2019
13h05
atualizado às 13h41
  • separator
  • 0
  • comentários

"Em 1954, botamos o Bangu na roda. 3 a 0 no Boavista, ficou marcado na história"! Viral nas redes sociais, uma paródia da canção entoada pelos torcedores do Flamengo sobre o Mundial de 1981 ficou conhecida entre os internautas. Mas será que a brincadeira entre os torcedores reflete o Cariocão de 54? Veja como foi a disputa daquele ano com o L!.

"Em dezembro de 81": Áudio rendeu nas redes com paródia de canção da torcida do Flamengo (Vítor Silva/Botafogo)
"Em dezembro de 81": Áudio rendeu nas redes com paródia de canção da torcida do Flamengo (Vítor Silva/Botafogo)
Foto: Lance!

Na temporada do futebol carioca de 1954, o Botafogo, contrariando a música, não teve um bom desempenho no Cariocão. Disputado em três turnos, a competição regional tinha como rivais o América, Bangu, Bonsucesso, Botafogo, Canto do Rio, Flamengo, Fluminense, Madureira, Olaria, Portuguesa, São Cristóvão e Vasco da Gama.

O Alvinegro terminou a competição na sexta colocação, com 30 pontos, enquanto o Bangu somou 37 pontos e fechou a classificação na terceira posição. Embora a música dos torcedores tenha bombado na web com o Boavista, o clube de Saquarema foi fundado apenas em 2004, e seu antigo nome era EC Barreira, no entanto, não atuava no torneio.

Clássico entre Flamengo e Botafogo em 1954 (Foto: Reprodução / Esporte Ilustrado)

Outro detalhe curioso da canção que viralizou nas redes é que a taça Guanabara, pedida pela torcedor na música, ainda não existia. A competição foi criada apenas em 1965, 11 anos depois. Nos moldes antigos, o torneio era feito em três turnos: o primeiro com 12 clubes, que se enfrentavam em jogo único, e os três primeiros foram Flamengo, Vasco e Bangu.

Em segundo turno, os clubes se enfrentavam em uma espécie de jogo de volta, e os três primeiros foram América, Bangu e Fluminense. Em turno final, os seis melhores clubes disputaram entre si pela primeira colocação e a tabela terminou com o líder Flamengo, América e Vasco. Logo, a pontuação geral ficou com Flamengo, América, Bangu e em sexto o Glorioso.

Por ter vencido o terceiro turno e somado mais pontos no placar geral, o time da Gávea foi o campeão do Carioca de 1954. Na sequência, o Rubro-Negro fechou seu segundo tricampeonato consecutivo, em 1953-54-55. Índio, Evaristo e Benítez eram os destaques daquele time campeão do Flamengo. Além disso, o artilheiro da competição foi Dino da Costa, do Botafogo, com 24 gols marcados.

Nos confrontos diretos, Bangu e Botafogo se enfrentaram três vezes durante o Carioca. O Alvirrubro venceu o primeiro jogo por 4 a 2, as equipes empataram na segunda partida por 2 a 2 e o Alvinegro venceu por 2 a 1 o último jogo, no Maracanã.


Um perfil no Twitter chegou a compartilhar um dos resultados da competição de 1954. A música faz alusão a canção "Em dezembro de 81, botou os ingleses na roda", entoada pela torcida do Flamengo nas conquistas de 2019. O canto foi divulgado e gerou grande repercussão nas redes sociais. O autor da música é desconhecido. Veja a letra:

"Em 1954, Botamos o Bangu na roda
3 a 0 no Boavista
Ficou marcado na história
E no Rio não tem outro igual
Botafogo campeão Estadual
E agora seu povo
Pede a Guanabara de novo
Dá-lhe, dá-lhe, Fogo!"

*Sob supervisão de Tadeu Rocha

Lance!
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade