PUBLICIDADE

LANCE!

CR7? Messi? Lewandoswski seria Chuteira de Ouro em 2016

13 out 2015 - 12h23
(atualizado às 15h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Cristiano Ronaldo garantiu nesta terça-feira sua quarta Chuteira de Ouro, para o maior artilheiro dos campeonatos nacionais pela Europa. Na temporada passada, o gajo fez 48 gols e levou o prêmio com folga. E para 2016? Como ficaria a premiação? Se as principais ligas do Velho Continente terminassem hoje, o ganhador seria o polonês Robert Lewandowski, que já balançou as redes 12 vezes na Bundesliga. Já o português amarga a 73ª colocação, com apenas cinco tentos.

Dos últimos dez vencedores, oito jogam na Liga Espanhola ou Inglesa. A última vez que um jogador de fora destas ligas conquistou o troféu foi em 2006/2007, quando Totti marcou 26 vezes pela Roma na Serie A.

Os gols dos artilheiros por torneios europeus, seleções ou copas não entram na contagem. As principais ligas europeias, como Alemanha, França, Itália, Inglaterra, Espanha e Portugal, têm peso 2 em cada gol, enquanto campeonatos de segundo nível, 1,5. Outros torneios de países com menos tradição valem 1.

Lewandowski é o atual artilheiro da temporada europeia
Lewandowski é o atual artilheiro da temporada europeia
Foto: Tobias Hase / EFE

Desta forma, Lewandowski tem 24 pontos com os 12 gols marcados na Bundesliga pelo Bayern de Munique. A classificação atual conta com nomes desconhecidos, de ligas pequenas, que já estão em andamento há mais tempo. É o caso de Richi Towell, do Dundalk FC, da Irlanda. Ele marcou 22 gols no campeonato local, mas eles só valem 1 ponto. Da Lituânia vem o terceiro colocado: Radzinevicius, do Suduva Marijampole, que tem 21.

Na quinta posição aparece o brasileiro Alex Teixeira, que vem fazendo excelente temporada pelo Shakhtar Donetsk. O atacante já marcou 14 gols e também soma 21 (na Ucrânia, vale 1,5). Aubameyang, do Borussia Dortmund, fez dez gols na Bundesliga e tem 20 pontos. Thomas Müller, também do Bayern, alcançou 16.

Cristiano Ronaldo, sempre cotado para ser o vencedor do prêmio, fez apenas cinco gols no Campeonato Espanhol. Desta forma, tem apenas dez pontos. Messi ainda está abaixo de CR7. O argentino balançou as redes em apenas três oportunidades, somando, assim, seis pontos.

- Nos vemos no ano que vem - garantiu Cristiano Ronaldo, na entrega do prêmio pela temporada 2014/2015 nesta terça-feira, em Madri.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade