0

Conheça o Torneio de Toulon, famoso por revelar grandes jogadores

Competição reúne seleções sub-23 e serve de preparação para a Olimpíada. Quantas vezes o Brasil foi campeão? Quais craques já jogaram o torneio? O L! te dá todas as informações

16 mai 2019
11h41
  • separator
  • comentários

O Torneio de Toulon que acontecerá na França entre os dias 1 e 15 de junho, é famoso por revelar grandes jogadores. A competição, na qual participam seleções sub-23 de países convidados, serve como preparação para a Olimpíada.

Quantas vezes o Brasil já participou? Quais brasileiros de destaque já disputaram a competição? Que jogadores despontaram no torneio? O LANCE! te conta todas as curiosidades do torneio tradicional.

A Inglaterra é a atual campeã do Torneio de Toulon (Foto:Divulgação)
A Inglaterra é a atual campeã do Torneio de Toulon (Foto:Divulgação)
Foto: Lance!

História do torneio

Dória e Marquinhos no Torneio de Toulon (Foto: Divulgação/ CBF)

O Torneio de Toulon é um tradicional torneio de futebol de seleções de base, disputada na cidade francesa de Toulon, situada na região de Provença-Alpes-Costa Azul. O campeonato é disputado desde 1967, e a participação é feita por convite. As partidas do Torneio de Toulon são disputadas em dois tempos de 40 minutos cada, desafiando a mentalidade dos jovens jogadores com tempo reduzido.

A França é a maior campeã do torneio, com 12 títulos. Logo atrás, aparecem o Brasil com oito conquistas, e a Inglaterra, atual campeã, com sete títulos conquistados.

Histórico do Brasil em Toulon

Último título do Brasil no torneio foi em 2014 (Foto:Reprodução)

O Brasil tem um bom histórico no torneio internacional. A seleção foi campeã da competição em oito oportunidades (1980, 1981, 1983, 1995, 1996, 2002, 2013 e 2014). Luan, Marquinhos e Rodrigo Caio foram alguns atletas que disputaram o torneio na última vez em que o Brasil foi campeão.

Em 2017, última edição que a seleção participou, foi eliminada logo na primeira fase ao ficar na terceira posição no grupo C, atrás de República Tcheca e Escócia. Porém, o histórico em finais é super positivo. Em oito finais disputadas o Brasil venceu todas, a última derrotando a França, dona de casa.

Grandes jogadores que disputaram o Torneio

Cristiano Ronaldo disputou o Torneio de Toulon (Foto: Reprodução)

O torneio é um verdadeiro berço de craques. Jogadores como Cristiano Ronaldo, Ronaldo, Passarela, Stoichkov, Zidane entre tantos outros já desfilaram seu talento em Toulon e posteriormente se consagraram como grandes jogadores da história do futebol mundial.

Pelo Brasil não poderia ser diferente. Campeões do mundo como Taffarel, Cafu, Leonardo, Roberto Carlos, Jorginho, Mazinho, Dunga e Kaká mostraram o que estava por vir quando disputaram a tradicional competição. Outros grandes jogadores de destaque no cenário brasileiro e mundial também disputaram a competição como Dani Alves, Alisson, Diego, entre outros. Neymar, craque brasileiro do momento, não chegou a disputar o torneio.

O que esperar do Brasil no Torneio de Toulon-19

André Jardine será o treinador em Toulon (Foto:Lucas Figueiredo/CBF)

O Brasil chega como um dos favoritos ao título da competição em 2019. Contando com nomes como Thiago Maia, Pedro, Wendel e Matheus Cunha, destaque no RB Leipzig (ALE), a seleção comandada pelo técnico André jardine, ex-São Paulo, chega com boas chances de conquistar o título.

O Brasil está no grupo B, juntamente com França, Guatemala e Catar. Os primeiros colocados de cada chave, além do melhor segundo lugar se classificam para a semifinal. Também estão na disputa do torneio: Japão, Chile, Inglaterra, Portugal, China, Bharein, Irlanda e México.

Lance!

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade