0
Logo do Jogos Pan-Americanos
Foto: terra

Jogos Pan-Americanos

Jogos Pan-Americanos

Handebol: com susto inicial, Brasil supera Chile e busca tri

Cinara Picollo/ Photo & Grafia / Divulgação

Seleção de handebol se classifica para a decisão e tenta retomar hegemonia na competição

23 jul 2015
16h00
atualizado às 19h48
  • separator
  • 0
  • comentários

A Seleção Brasileira masculina se classificou nesta quinta-feira para a decisão do torneio de handebol pelos Jogos Pan-Americanos de Toronto. A equipe do técnico espanhol Jordi Ribera venceu os chilenos por 34 a 24, no Exhibition Centre, e  busca retomar a hegemonia no continente.

No Pan de Guadalajara, os brasileiros foram derrotados pelos argentinos na decisão. Os arquirrivais são os grandes favoritos para fazer a final novamente, mas antes precisarão derrotar nesta noite os uruguaios na outra semifinal. 

Ainda sonhando com a primeira final pan-americana, o Chile começou assustando ao abrir o placar com Guillermo Arraya. Com o goleiro Rene Oliva inspirado, os chilenos "suspiraram" no início com a zebra ao liderarem o placar por 5 a 3 após 5min de partida.

Foto: Cinara Picollo/ Photo & Grafia / Divulgação

No entanto, a equipe brasileira acertou a sua marcação e ampliou a eficácia nos contra-ataques para virar aos 11 min para 6 a 5. Com o placar favorável, o time nacional controlou o jogo e os chilenos perderam completamente a calma. O primeiro tempo terminou com o placar de 19 a 11 para o Brasil. Os artilheiros do primeiro tempo foram: Fabio Chiuffa, Thiagus Santos, Vinicius Teixeira e André Soares (todos com 3 gols).

No segundo tempo, os chilenos reforçaram a catimba para tentar reagir. Com menos recursos técnicos, os rivais apelaram em alguns momentospara empurrões, gracinhas e até bateram boca com alguns brasileiros. No entanto, a tática durou pouco e os jogadores comandados por Ribera conseguiram controlar o placar. Com o excesso de faltas, o Brasil teve cinco tiros de 7 m à disposição e os chilenos receberam quatro punições de 2 min fora da quadra, além de um cartão vermelho. A artilharia brasileira ao final do jogo ficou com Oswaldo Guimarães, com 5 gols.

Handebol: Brasil e Chile se encaram pela semifinal dos Jogos de Toronto
Handebol: Brasil e Chile se encaram pela semifinal dos Jogos de Toronto
Foto: Cinara Picollo/ Photo & Grafia / Divulgação

Apesar da vitória elástica no final, o jogo foi o teste mais duro até o momento da Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos e servirá como um aviso para entrar ainda mais atento em uma possível final com os argentinos. O Brasil foi bicampeão pan-americano em Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007 e usa Toronto como preparação para os Jogos Olímpicos de 2016.

O handebol tem se apontado como uma das forças do esporte brasileiro em Toronto. Arrasando as rivais, a Seleção feminina também está na decisão e encara as argentinas, nesta sexta-feira, às 21h (de Brasília).

Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade