2 eventos ao vivo
Logo do Jogos Pan-Americanos
Foto: terra

Jogos Pan-Americanos

Jogos Pan-Americanos

Judô garante primeiras medalhas do Brasil no Pan de Toronto

Eduardo Palacio / Terra

Felipe Kitadai e Érika Miranda avançam para a final e já tem garantida ao menos a medalha de prata nos Jogos Pan-Americanos

11 jul 2015
18h20
atualizado às 23h35
  • separator
  • 0
  • comentários

A delegação brasileira garantiu suas primeiras medalhas nos Jogos Pan-Americanos no judô. Felipe Kitadai e Érka Miranda avançaram para decisão das categorias até 60 kg e até 52 kg, respectivamente, e já tem garantido ao menos a medalha de prata. Enquanto Kitadai encara o equatoriano Lenin Preciado na final masculina, Érika vai encarar a atleta da casa, a canadense Ecaterina Guica. As lutas estão programadas para acontecer após às 21h (de Brasília). 

Ambos os judocas brasileiros já conquistaram medalhas em outras edições dos Jogos Pan-Americanos. Kitadai conquistou o ouro em Guadalajara 2011, em dia que ficou marcado por um problema intestinal que ele teve e acabou sujando o quimono. Já Érika ficou com duas pratas no Rio, em 2007, e em Guadalajara. Na categoria da judoca, o Brasil nunca conquistou um ouro. 

Felipe Kitadai venceu o cubano Yandris Torres Marimon para avançar à decisão da categoria até 60 kg
Felipe Kitadai venceu o cubano Yandris Torres Marimon para avançar à decisão da categoria até 60 kg
Foto: Eduardo Palacio / Terra

Felipe Kitadai conseguiu vaga na disputa pela medalha de ouro após derrotar o cubano Yandris Torres Marimon por 3 shidos a 1 e não encontrou nenhuma dificuldade ao longo da luta. O brasileiro foi mais agressivo e soube administrar o confronto diante do cubano. Quando deu uma relaxada, faltando cerca de um minuto e meio para o fim, rapidamente acordou e passou a dominar novamente o duelo, proporcionando a terceira advertência para o rival. 

Já Érika Miranda sofreu muito mais para conquistar a vaga para a decisão no complexo em Mississauga, que fica a cerca de uma hora do centro de Toronto. A brasileira perdia por um shido até pouco menos de 30 segundos para o fim da luta, quando conquistou um yuko e praticamente tirou as esperanças da equatoriana Diana Diaz de voltar para o confronto. A brasileira comemorou muito a vitória com a técnica Rosicleia Campos. 

Érika Miranda perdia por um shido até pouco menos de 30 segundos para o fim da luta, quando conseguiu virar a luta
Érika Miranda perdia por um shido até pouco menos de 30 segundos para o fim da luta, quando conseguiu virar a luta
Foto: Eduardo Palacio / Terra

A outra judoca que participou das lutas do dia ainda tem chance de medalha. Nathália Brígida, que desbancou a campeã olímpica Sarah Menezes na categoria até 48 kg, vai disputar o bronze. Apesar de já terem assegurado as primeiras medalhas do Brasil, provavelmente os dois judocas não serão os primeiros brasileiros a subirem no pódio, já que os saltadores César Castro, Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso participam de competições que valem medalha. César terminou em terceiro no primeiro dia no trampolim de 3 m. Já Giovana e Ingrid terminaram na sexta e sétima posição na plataforma de 10 m, porém Ingrid ocupava o terceiro lugar até cometer um erro grotesco e bater com as costas na água.

Lutas anteriores

Antes de garantirem vaga na decisão, Kitadai e Érika fizeram apenas uma luta; O judoca derrotou o colombiano John Futtinico com um wazari com pouco mais de três minutos e depois só administrou a luta que o colocou na semifinal. Já Érika conseguiu um ippon a 1min22 por imobilização contra a dominicana Maria Garcia. 

Ranking Geral - País Ouro Prata Bronze TOTAL
Canadá 4 2 2 8
Estados Unidos 3 0 4 7
México 2 4 1 7
Colômbia 2 3 2 7
Brasil 1 2 1 4
Veja o quadro completo aqui
Fonte: Terra
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade