PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Novo uniforme dos EUA para Olimpíadas causa polêmica: 'Falta de respeito'

Há anos que se debate a questão de trajes para atletas olímpicas em modalidades que vão do voleibol de praia à ginástica

13 abr 2024 - 16h03
(atualizado às 18h10)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Nike

O kit feminino de atletismo da equipe dos EUA Estados Unidos da Nike é desnecessariamente revelador e sexista, disseram atletas femininas depois que a marca de roupas esportivas norte-americana apresentou o kit de roupas para os Jogos Olímpicos deste verão.

Imagens divulgadas na quinta-feira do kit em um manequim mostrava uma calcinha muito cavada, gerando críticas de várias atletas pelo que consideraram uma decisão de priorizar o tamanho em detrimento da função.

"Elas definitivamente não foram feitas para o desempenho", disse Colleen Quigley, corredora de obstáculos norte-americana em mensagem à Reuters.

Há anos que se debate a questão de trajes para atletas olímpicas em modalidades que vão do voleibol de praia à ginástica, e algumas regras sobre o vestuário de competição estão mudando.

A seleção alemã de ginástica feminina usou macacões completos nas Olimpíadas de Tóquio e disseram ser uma posição contra a sexualização no esporte. A Gymnastics New Zealand atualizou na semana passada suas regras de vestuário para permitir que mulheres e meninas usem shorts ou leggings por cima de collants.

A Nike disse em um e-mail à Reuters que estava oferecendo aos atletas opções de macacões com ceroulas e shorts para esta Olimpíada, enquanto oferecia apenas a ceroula para as Olimpíadas de Tóquio.

Os kits de atletismo da Nike para homens e mulheres incluem cerca de 50 peças de vestuário e 12 estilos de competição para eventos específicos, informou a marca no lançamento dos trajes.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade