PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Jogos de Paris

Judoca brasileiro 'perde' vaga nas Olimpíadas por causa de doping

Lutador número 1 do Brasil na categoria até 60kg, Matheus Takaki despencou da 27ª posição do ranking para a 91ª

20 abr 2024 - 00h26
(atualizado às 08h04)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Matheus Takaki, judoca brasileiro, foi suspenso por doping e não estará nas Olimpíadas de Paris. Ele recebeu punição retroativa de seis meses, perdendo assim a pontuação adquirida nesse período. No exame, deu positivo para clomifeno, substância usada no tratamento de câncer de mama. Defesa alega contaminação por suplemento alimentar.
Judoca foi pego no exame de doping
Judoca foi pego no exame de doping
Foto: Lance!

O judoca brasileiro Matheus Takaki, que estava com classificação encaminhada para as Olimpíadas de Paris, foi suspenso por doping e não estará no maior evento esportivo do mundo. Número 1 do Brasil na categoria até 60kg, o atleta sofreu uma punição retroativa de seis meses, ou seja, ele perdeu a pontuação adquirida neste período e não possui chances de alcançar os Jogos Olímpicos.

Matheus testou positivo para Clomifeno, uma substância usada no tratamento de câncer de mama. Contudo, dentro do meio esportivo, ela é utilizada para encobrir o doping por anabolizante. A defesa do atleta de judô brasileiro diz que foi comprovada a contaminação por um suplemento alimentar.

O site da Federação Internacional de Judô (IJF) aponta a desqualificação dele no Campeonato Pan-Americano, onde foi campeão, e no Grand Slam de Abu Dhabi, onde alcançou a medalha de prata. Vale relembrar que estas medalhas foram as únicas da carreira do lutador em um circuito internacional.

No ranking olímpico, Matheus caiu de 27º para o 91º lugar, sem possibilidades matemáticas de reverter a situação e alcançar os Jogos. Diante disso, na categoria até 60kg, Michel Augusto é a única esperança do Brasil ao ocupar a 29ª colocação, duas posições acima do corte para as Olimpíadas.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Publicidade