PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Decisão da Internacional Estrada Real vale pontos para Paris 2024

Etapa de Ouro Branco (MG) vale vaga olímpica e definirá campeões deste ano da Estrada Real

16 mai 2024 - 15h16
Compartilhar
Exibir comentários

Os atletas profissionais e amadores estão prontos para a última etapa da Internacional Estrada Real, que será realizada entre os dias 17 e 19 de maio, em Ouro Branco (MG). O evento é organizado pela Avelar Sports e terá as provas de XCC (cross country short track) na sexta, assim como as de XCO (cross country olímpico) no sábado e XCM (cross country maratona) no domingo. 

Foram feitas duas provas nas mineiras Arcos e Itabirito e os campeões da temporada de 2024 serão definidos pela somatória de pontos das três etapas do ano.

Etapa de Itabirito de 2024
Etapa de Itabirito de 2024
Foto: Alemão Silva / Esporte News Mundo

A competição é crucial para a corrida olímpica de Paris 2024 no mountain bike. No masculino, o Brasil está batalhando para garantir a participação de dois atletas nos Jogos Olímpicos, ocupando atualmente a nona posição. A equipe brasileira está a menos de 300 pontos do oitavo colocado, posição que garante o direito de levar dois atletas.

No feminino, a situação é similar, com o Time Brasil muito próximo de assegurar uma vaga dentro da zona de classificação que permite enviar duas atletas. Atualmente, a equipe feminina brasileira está na oitava colocação, o que, se mantido, assegura a presença de duas representantes nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

''Todo esse cenário contribui significativamente para que nossos atletas consigam pontuar no ranking mundial ao competir em casa, o que é de extrema importância para a modalidade'', disse José Luiz Vasconcellos, presidente da Confederação Brasileira de Ciclismo.

A Estrada Real é uma competição de classe 1 da UCI - World Cycling Centre que se integra a um calendário com várias provas internacionais realizadas no Brasil pela Confederação Brasileira de Ciclismo e organizadores.

A Internacional Chaoyang Estrada Real de MTB faz parte do calendário internacional da UCI , Ranking Brasileiro e Ranking Mineiro.

''O ciclismo de forma geral segue uma tendência muito positiva de crescimento. O mountain bike, em particular, se desenvolveu bastante nos últimos anos devido a diversos fatores, como o aumento de provas internacionais no país, a ascensão de alguns atletas no cenário profissional, como o Avancini, por exemplo, o planejamento da Confederação Brasileira de Ciclismo em organizar a disciplina, pleitear e realizar campeonatos continentais com excelência, entre vários outros fatores''.

Em 2023, após também três etapas, todas em Minas Gerais, a Internacional Estrada Real Chaoyang premiou os ciclistas José Gabriel e Karen Olimpio. A competição de mountain bike passou pelas cidades de Itabirito, Ouro Branco e Arcos entre março e julho daquele ano.

No que se refere ao ranking da Estrada Real, Luiz Henrique Cocuzzi lidera com 83 pontos na elite masculina e Letícia Cândido no feminino com 85.

Maratona das Maratonas

A maratona da Estrada Real ficou famosa por passar em percursos lindos da região, por mais que tenha muita subida acumulada, o atleta consegue vivenciar uma experiência com o mountain bike de forma única. Além da cidade ser super bem localizada, permitindo que muitas pessoas da região possam acompanhar o evento.

As distâncias terão aproximadamente 44km para o percurso reduzido do XCM e 70km para o completo.

Conhecida pela alta tecnologia e investimento nos equipamentos, a organizadora de eventos transmitiu suas duas primeiras etapas e agora irá encerrar o ano com chave de ouro, levando para Minas Gerais dezenas de câmeras de alta definição, transmissão via helicóptero, caminhão de edição e drone, além das melhores imagens do MTB brasileiro.

On Board Sports
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade