Script = https://s1.trrsf.com/update-1725976688/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Com Calderano, Brasil vence estreia no torneio por equipes

Na chave do Brasil, além de Portugal, França e Eslovênia, estão China contra Índia e Croácia contra Coreia do Sul

5 ago 2024 - 13h04
(atualizado às 13h06)
Compartilhar
Exibir comentários
hugo-calderano-tenis-mesa-paris
hugo-calderano-tenis-mesa-paris
Foto: 2024.08.04 - Jogos Olímpicos Paris 2024 - Tênis de Mesa masculino - Hugo Calderano enfrenta o francês Felix Le Brun na disputa pela medalha de bronze. Alexandre Loureiro/COB. / Olimpíada Todo Dia

Paris - Pouco mais de 24 horas após perder a sonhada medalha de bronze no individual, Hugo Calderano já estava na Arena Sur de Paris lutando por vitórias. Desta vez no torneio por equipes do tênis de mesa dos Jogos Olímpicos ao lado de Vitor Ishiy e Guilherme Teodoro. O Brasil derrotou Portugal por 3 a 1 nesta segunda-feira, 5, pela primeira rodada.

O próximo compromisso será contra quem vencer de Eslovênia e França, duelo marcado para esta segunda, a partir das 15h de Brasília, certamente com a Arena Sur completamente lotada. Os donos da casa contam, no elenco com Felix Lebrun, que venceu Calderano na disputa pelo terceiro lugar de simples.

O torneio de tênis de mesa por equipes dos Jogos de Paris começa pelas oitavas de final. Na chave do Brasil, além de Portugal, França e Eslovênia, estão China contra Índia e Croácia contra Coreia do Sul. Na parte de baixo, os confrontos são Alemanha e Canadá; a Suécia, que, com Truls Moregard, vice-campeão e algoz de Calderano na semifinal individual, já derrotou a Dinamarca, bem como Taipei já despachou o Egito. Por fim, Austrália e Japão fecham as 16 equipes na competição.

Começo pelas duplas

Tiago Apolônia, João Geraldo e Marcos Freitas formaram o time de Portugal para enfrentar o Brasil. O confronto começa pelas duplas, com Vitor Ishiy/Guilherme Teodoro encarando Tiago Apolônia/Marcos Freitas. Os brasileiros venceram o primeiro set por 12 a 10 após abrir cinco pontos de vantagem e tomar o empate no 9 a 9. O segundo foi ponto a ponto até Ishiy/Teodoro fazer 2 a 0 no 11 a 9.

Então o que parecia decidido começava a complicar. Na terceira parcial, os portugueses reagiram e venceram por 11 a 7 para se manterem vivos. A dupla cresceu, começou a dominar o marcador também no quarto game e não perdeu o controle até fechar em 11 a 8 e empatar o duelo. No set decisivo, muito equilíbrio e vitória brasileira por 12 a 10 para fazer 1 a 0 no confronto.

Calderano

A seguir, Hugo Calderano entrou em cena, pela primeira vez após a derrota na disputa do bronze, para enfrentar João Geraldo. Hugo começou mal e viu João Geraldo abrir frente até ter uma coleção de set points. Mas o brasileiro se recuperou a tempo e virou em 13 a 11 para fazer 1 a 0. No segundo, fez 11 a 5 e matou o jogo com 11 a 7 no terceiro para colocar 2 a 0 para o Brasil no confronto. No terceiro embate, Guilherme Teodoro começou bem, mas perdeu para Marcos Freitas por 11/7, 12/10 e 11/4.

Vitor Ishiy veio a seguir, contra João Geraldo, com a missão de fechar o confronto. Abriu 1 a 0 com um emocionante 14 a 12 no primeiro set, porém um suplo 11 a 8 contra o colocou atrás do marcados. No quarto set, Vitor Ishiy se recuperou, venceu por 11 a 9 e deixou a equipe do Brasil a um set da segunda rodada. Era vida ou morte para Portugal e João Geraldo engrossou. Mas Ishiy conseguiu a vitória por 14 a 12.

Olimpíada Todo Dia
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade