COI comemora Jogos de Inverno de Milão Cortina "incríveis" apesar de uma série de obstáculos
Os Jogos de Inverno de Milão Cortina superaram as expectativas, apesar de um grande número de obstáculos na preparação para o maior evento multiesportivo de inverno do mundo, afirmou o Comitê Olímpico Internacional neste domingo, antes da cerimônia de encerramento.
Os Jogos, que começaram em 6 de fevereiro com uma cerimônia de abertura deslumbrante no estádio San Siro, em Milão, estiveram sob extrema pressão durante anos devido a prazos apertados e uma série de atrasos na construção, com os locais de disputa amplamente dispersos pelo norte da Itália representando desafios adicionais para os organizadores.
Mas quando a cortina cair com a cerimônia de encerramento na arena de Verona, os organizadores e o COI poderão respirar aliviados.
"Eles foram fantásticos", disse a presidente do COI, Kirsty Coventry, em seu discurso aos membros na sessão do órgão olímpico. "Isso não poderia acontecer sem um incrível trabalho em equipe... e nós tivemos isso em cada etapa do caminho."
"Nas últimas duas semanas, vimos e vivemos Jogos incríveis. Não tenho palavras", disse Coventry, que presidiu seus primeiros Jogos após sua eleição no ano passado.
A situação era completamente diferente apenas algumas semanas antes do início, com os organizadores correndo para concluir a arena de hóquei no gelo Santagiulia, bem como o recém-construído centro em Cortina d'Ampezzo, um projeto muito debatido durante os preparativos devido ao custo e aos prazos apertados de construção.
"Foram anos muito desafiadores e difíceis devido a uma série de circunstâncias", disse o chefe dos Jogos, Giovanni Malago, em uma coletiva de imprensa. "Nunca tentamos encontrar desculpas. Mas estamos todos satisfeitos."