PUBLICIDADE

Jogos de Paris

Campeão olímpica em 2000 diz que maratona imita a vida

4 ago 2021 - 12h35
Compartilhar
Exibir comentários

Quando milhões de japoneses acompanharem a maratona olímpica no próximo final de semana verão não somente os melhores corredores do mundo levando seus corpos ao limite, mas também suas próprias vidas, disse a medalhista de ouro de 2000 do Japão, Naoko Takahashi.

Atletas cruzam a linha de chegada diante de pequenos grupos de espectadores durante meia maratona de Hokkaido-Sapporo, evento-teste para a maratona olímpica da Tóquio 2020
05/05/2021 REUTERS/Issei Kato
Atletas cruzam a linha de chegada diante de pequenos grupos de espectadores durante meia maratona de Hokkaido-Sapporo, evento-teste para a maratona olímpica da Tóquio 2020 05/05/2021 REUTERS/Issei Kato
Foto: Reuters

A maratona tem grande apelo no país devido aos paralelos que tem com a vida cotidiana, opinou Takahashi.

"Em uma maratona, há muitas montanhas a escalar da largada à chegada", disse ela à Reuters, destacando os momentos difíceis de uma corrida da qual se quer desistir, mas se descobre que as coisas são mais fáceis depois de exercitar a paciência.

"Acho que todos acham interessante como uma corrida reflete suas próprias vidas", disse ela.

"Elas não estão só aproveitando o tempo que passam correndo a maratona, mas também se sentem motivadas a continuar tentando muito depois de voltarem às suas vidas cotidianas por causa do que superam" na corrida, disse ela.

Praticar corridas é imensamente popular no Japão, tanto em termos de participação quanto de audiência --até 12% da população diz correr e/ou participar de maratonas, mostraram dados da empresa Statista anteriormente.

Naoko Ishizuka tomou gosto pela corrida cerca de 10 anos atrás, quando seu marido correu na seção de 10 quilômetros da Maratona de Tóquio.

"Pensei que certamente queria ser como aquelas pessoas", disse a mãe e dona de casa de 48 anos, que já participou de 10 maratonas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade