PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Thiago Braz supera recordista e é ouro no salto com vara

15 ago 2016 - 23h59
(atualizado em 16/8/2016 às 11h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Getty Images

Thiago Braz fez história nesta segunda-feira e se sagrou campeão olímpico do salto com vara, superando o recordista mundial e vencedor da prova em Londres 2012, o francês Renaud Lavillenie, para delírio do público presente no Estádio Olímpico Nílton Santos, o Engenhão.

O paulista da cidade de Marília, de apenas 22 anos, alcançou 6m03, o que representa o novo recorde olímpico. Depois de estabelecer a marca, o grande rival ainda saltou para 6m08, tentando reassumir a liderança. Na única tentativa que teve, Lavillenie derrubou o sarrafo e ficou com a prata.

Com o resultado obtido hoje, Thiago Braz encerra jejum de oito anos do Brasil sem subir ao alto do pódio no atletismo. A última conquista havia sido com Maurren Maggi, no salto em distância. Nesta edição dos Jogos, o país tem dois ouros, três pratas e um bronze.

Foto: EFE

Agora dono de um ouro olímpico, Braz mostrou mais segurança do que no sábado, quando chegou a flertar com a eliminação nas semifinais, esbarrando duas vezes na marca de 5m45. Hoje, o atleta brasileiro deu mais saltos que o francês, com quem disputou um "mata-mata" no Engenhão, mais ainda assim o superou de maneira inapelável.

Depois que os dois passaram para a marca de 5m98, o paulista decidiu ir direto aos 6m03, dez centímetros acima da melhor marca que havia atingido na carreira. Na segunda tentativa, o paulista fez a torcida delirar com o acerto, que jogou a pressão para o rival, que buscava o segundo ouro seguido.

A medalha de bronze acabou nas mãos do americano Sam Hendricks, que ainda antes do último salto de Lavillenie, já cumprimentava o atleta da casa, pelo desempenho.

Veja fotos:

Foto: EFE
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: EFE
Foto: EFE
Foto: EFE
Foto: EFE
Foto: EFE
Foto: EFE
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade