PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Rio 2016: jornal espanhol teme "lixão" de Guanabara

5 ago 2014 - 10h56
(atualizado às 11h02)
Compartilhar
Exibir comentários

Sede das provas de vela dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, daqui a exatos dois anos, a Baía de Guanabara vem causando temores aos estrangeiros que participarão do maior evento esportivo do planeta em 2016. Nesta terça-feira, o jornal espanhol El País publicou uma reportagem na qual chama o local de “lixão" e demonstra extrema preocupação com o seu estado e os males que ele poderá causar aos principais atletas do planeta.

Foto: Buda Mendes / Getty Images

A constatação dos espanhóis foi feita durante o torneio Aquece Rio, evento-teste realizado na Baía de Guanabara no último final de semana. De acordo com a publicação, havia um cachorro morto boiando na água. Além disto, era possível sentir o forte cheiro de esgoto, além de observar coliformes fecais e eletrodomésticos no entorno do local. A embarcação dos austríacos Nico Delle Karth e Nikolaus Resch foi danificada após colidir com um objeto dentro da água.

“O lixo nos preocupa muito”, disse um membro da equipe olímpica brasileira ao jornal. “Em algumas modalidades, os barcos são muito rápidos e não é fácil ver os resíduos submersos. Se você colide com algo grande, pode ter um problema significativo”, acrescentou. Para o bicampeão olímpico Robert Scheidt, entretanto, a Baía de Guanabara se encontra melhor do que ele esperava. “Poderá haver problemas apenas se chover”, opinou.

A prefeitura do Rio de Janeiro assegurou que a saúde dos esportistas não correrá perigo, apesar de ter dito que a responsabilidade por qualquer eventual problema decorrente de contaminações será das autoridades brasileiras. A Federação Internacional de Vela, por sua vez, adotou cautela e tranquilizou os estrangeiros, prometendo diversas análises da qualidade da água nos próximos dois anos. “A saúde e o bem-estar dos esportistas serão sempre a nossa prioridade máxima. Não há nenhum risco na prova Aquece Rio”, disse o Comitê Organizador, referindo-se ao evento teste realizado nesta semana.

Apesar disto, a verdade é que os espanhóis seguem extremamente preocupados com o estado da Baía de Guanabara. “A magnífica paisagem cercada pelo Pão de Açúcar e pelo Cristo Redentor, que os organizadores mostraram, é menos esplêndida na realidade”, diz a reportagem do El País, que encerra seu texto reproduzindo uma polêmica declaração dada pelo biólogo brasileiro Mario Moscatelli à agência Efe. “Eu não deixaria que o meu filho entrasse na água sem estar vacinado contra a Hepatite A”. 

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade