PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Nuzman convida Havelange para abertura dos Jogos Olímpicos

Ex-presidente da Fifa tem seu nome envolvido a escândalos de corrupção no futebol mundial

26 abr 2016 - 11h30
(atualizado em 27/4/2016 às 09h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Mesmo depois de se afastar do esporte por suspeitas de envolvimento em escândalos de corrupção, João Havelange, 99 anos, acaba de ser agraciado com uma homenagem do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e do Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman. Foi convidado para ocupar espaço vip na cerimônia de abertura dos Jogos, em agosto.

Ex-presidente da Fifa, Havelange chegou a ser o membro mais antigo do Comitê Olímpico Internacional (COI) e ajudou bastante a candidatura do Brasil à sede da Olimpíada de 2016. Mas foi obrigado a renunciar ao COI, em 2011, e também ao cargo de presidente honorário da Fifa, em 2013.

Tomou a primeira decisão para se ver livre de processo no Conselho de Ética do comitê internacional, que poderia culminar com sua expulsão da entidade. Depois, abandonou a Fifa para evitar problemas semelhantes.

Seu nome esteve no centro de um escândalo envolvendo a empresa de marketing esportivo ISL e a Fifa, e pesaria sobre ele a acusação de ter recebido propina de alguns milhões de dólares da ISL para a venda de direitos de TV de competições organizadas pela Fifa.

Em 2009, ele tomou a palavra no Congresso do COI, na Dinamarca, para pedir um presente aos membros da entidade, em comemoração ao seu centenário, em 8 de maio de 2016 – a escolha do Rio como sede olímpica. Foi bem sucedido. Mas, em seguida, diante das suspeitas de corrupção, caiu no ostracismo.

Agora, Nuzman, sem receio de um eventual mal-estar com a cúpula do COI, resolveu deixar de lado o caso ISL e decidiu reverenciar Havelange.

Foto: Getty Images
Fonte: Silvio Alves Barsetti
Compartilhar
Publicidade
Publicidade