PUBLICIDADE

Hipismo

Os campeões brasileiros famosos do hipismo

11 ago 2016 - 10h00
(atualizado em 15/8/2016 às 08h00)
Compartilhar
Rodrigo Pessoa recebeu a medalha de ouro  em Salto individual nas Olimpíadas de  Atenas, em 2004
Rodrigo Pessoa recebeu a medalha de ouro em Salto individual nas Olimpíadas de Atenas, em 2004
Foto: Divulgação FEI

O hipismo ainda não um esporte com muita tradição no Brasil, mas graças a esses atletas esse movimento está mudando. Veja, abaixo, os brasileiros que fizeram e fazem história na modalidade e dão muito orgulho ao nosso país:

NELSON PESSOA

O campeão de Salto Nelson Pessoa, agora com 80 anos, fez sem dúvida mais do que qualquer outro cavaleiro para promover o esporte equestre no mapa no Brasil. Ele competiu nos Jogos Olímpicos de 1956, depois foi o 5o colocado nos Jogos Olímpicos de Tóquio, oito anos mais tarde.

A caminho de Tóquio, ele se tornou o primeiro estrangeiro a ganhar o Hickstead Derby na Inglaterra, duas vezes (1963 e 1965) montando Gran Geste. Neco, como é conhecido, obteve também permissão para competir nos Campeonatos Europeus. E não desapontou. Terminou como segundo colocado em Aachen, na Alemanha em 1965, e depois foi o vencedor nessa mesma competição quando sediada em Lucerna, na Suíça.

Duas vezes finalista no Salto na Copa do Mundo de Hipismo da FEI, ele foi aos 56 anos o cavaleiro mais velho nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, enquanto o seu filho de 19 anos, Rodrigo, foi o mais jovem. Desde que se aposentou, Nelson Pessoa mantém uma famosa escola de equitação na Bélgica.

RODRIGO PESSOA

Rodrigo Pessoa deu continuidade ao talento do seu pai, Nelson, e começou a competir em alto nível aos 16 anos, seguindo uma carreira de muito sucesso como cavaleiro. Atualmente ele soma mais de 70 GPs, mas o seu sucesso de maior destaque foi conquistado nos Jogos de Atenas em 2004, quando ganhou a medalha de ouro individual no Salto, montando Baloubet du Rouet e tornou-se o quinto cavaleiro não europeu a conquistar esse título tão cobiçado.

Rodrigo foi um membro importante das equipes de Salto que ganharam as medalhas de bronze nos Jogos Olímpicos de Atlanta em 1996 e Sidney em 2000, quando juntaram-se a ele em cada uma dessas ocasiões: Luiz Felipe de Azevedo, Doda Miranda e André Johannpeter. Pessoa e o brilhante Baloubet du Rouet também ganharam títulos nas Copas do Mundo de 1998 a 2000. Rodrigo tem sido um medalhista premiado regulamente nos Jogos Pan-americanos. Ele também conquistou o título de campeão mundial, nos Jogos Equestres de Roma, em 1998.

DODA MIRANDA

Doda já competiu em quatro edições dos Jogos Olímpicos e conquistou as duas medalhas de bronze por equipe que o Brasil tem. Miranda treinou na escola de equitação de Nelson Pessoa. Depois de se formar em gestão, tornou-se um cavaleiro de Salto e rapidamente marcou presença no palco mundial.

Classificou-se em terceiro lugar na final do Global Champions Tour 2009, em Doha, e continua sendo um dos mais bem sucedidos cavaleiros brasileiros.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade