Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Olimpíada 2016

Comitê Organizador do Rio 2016 lança programa de sustentabilidade

19 ago 2013 - 20h14
(atualizado às 23h08)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta segunda-feira, o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro lançou o Plano de Gestão da Sustentabilidade. O programa, elaborado em parceria com os três níveis de governo (federal, estadual e municipal), estabelece os fundamentos da integração de princípios, ações e projetos relativos à sustentabilidade no planejamento e na operação dos eventos.

<p>Em inspeção à Arena Corinthians, que deve ser inaugurada em dezembro deste ano, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, se impressionou com o bom andamento das obras</p>
Em inspeção à Arena Corinthians, que deve ser inaugurada em dezembro deste ano, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, se impressionou com o bom andamento das obras
Foto: Léo Pinheiro / Futura Press

"Nosso objetivo é integrar a sustentabilidade a todo processo de organização, reduzindo o impacto dos Jogos e deixando um exemplo de boas práticas para toda a sociedade", declarou Carlos Athur Nuzman, presidente do Rio 2016.

O lançamento ficou marcado pela assinatura de um acordo de cooperação técnica com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) que prevê uma avaliação do plano e a mediação do diálogo entre o Rio-16 e a sociedade civil sobre sustentabilidade, entre outras medidas.

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio de Janeiro também divulgou a submarca "Abraça Rio 2016", que será utilizada em todas as comunicações dos jogos relacionadas ao Programa de Sustentabilidade. O logotipo leva a cor azul e foi inspirado na identidade visual do Rio 2016, com o objetivo de promover comportamentos responsáveis, com as pessoas e o planeta, e construir um futuro mais próspero. O nome busca motivar o engajamento das pessoas e convidá-las a fazer parte da transformação promovida pelo evento.

"O esporte pode e deve desempenhar um papel de liderança na promoção de um mundo mais sustentável. Desde a Conferência Rio 1992, a preocupação do Movimento Olímpico com as questões ambientais é crescente. Em 1996, uma modificação na Carta Olímpica reconheceu o meio ambiente como terceiro pilar do Olimpismo e, em 1999,o COI produziu a Agenda 21 do Movimento Olímpico, que define políticas associadas ao esporte", ressaltou Nuzman.

Os Jogos Rio 2016 são geridos pelos quatro princípios para os sistemas de gestão de sustentabilidade: responsabilidade, inclusão, integridade e transparência.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade