PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Brasileiros resistem ao termo "paralímpico"; CPB pede tempo

10 set 2012 - 10h00
Compartilhar
Danilo Vital
Direto de Londres

Determinada em novembro de 2011 pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC), a mudança gráfica do termo "paraolímpico" não foi assimilada pelos brasileiros envolvidos com o desporto adaptado. A supressão da letra "o" é ignorada pela maior parte dos atletas, efeito que o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) credita ao pouco tempo de adaptação.

» Confira resultado final do quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» Confira todos os medalhistas do Brasil na Paralimpíada de Londres
» Veja fotos da Cerimônia de Encerramento dos Jogos Paralímpicos

"É hábito, não tem o que fazer. Nós somos 'paraolímpicos' desde que o termo surgiu no Brasil, há décadas", disse o presidente do órgão, Andrew Parsons. "Eu mesmo escorrego às vezes", admitiu. O Brasil foi um dos últimos países lusófonos a adotar a mudança.

A determinação do IPC teve como motivação desvincular o desporto adaptado do movimento olímpico - o termo em si é marca registrada do Comitê Olímpico Internacional (COI). Tirar a letra "o", portanto, diminuiria a referência à Olimpíada. Durante os Jogos, a reportagem do Terra notou que a grande maioria dos atletas e até dirigentes ignoram a alteração.

"Nós somos paralímpicos. É isso que nós somos e gostamos de ser. E vamos nos acostumar, como tudo nessa vida. Vão vir novas gerações de atletas que vão ser campeões paralímpicos", afirmou Andrew Parsons. A questão não preocupa os organizadores dos Jogos do Rio 2016, que acreditam que o hábito vai resolver tudo nos próximos anos.

"No Brasil essa transição está sendo feita agora, está muito cedo. Mas daqui a quatro anos não tenha dúvida de que o termo mais conhecido, porque vai ser o mais divulgado, vai ser a expressão paralímpico", disse Leonardo Gryner, diretor-geral do Comitê Organizador dos Jogos de 2016.

Presidente do CPB, Andrew Parsons afirmou que comete deslizes como novo termo "paralímpico"
Presidente do CPB, Andrew Parsons afirmou que comete deslizes como novo termo "paralímpico"
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade