PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Americana exalta rivalidade com queridinha britânica: "não há melhor"

5 set 2012 - 15h23
(atualizado às 15h25)
Compartilhar
Danilo Vital
Direto de Londres

A principal ameaça à atleta pela qual os britânicos estão caindo de amores nos últimos dias finalmente surtiu efeito. Nesta terça-feira, a americana Victoria Arlen derrotou a inglesa Eleanor Simmonds na piscina do Centro Aquático e, ainda que as duas tenham ficado para trás da holandesa Mirjam Koning-Peper, ouro nos 50 m livre S6, esquentou a rivalidade saudável, cultivada com abraços e elogios mútuos.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez guriosidades sobre a Paralimpíada

"Eu gosto dessa rivalidade, ela é ótima", afirmou Victoria, depois de terminar a prova com a segunda colocação, ultrapassando Ellie nos 50 m finais. A americana tem sido exaltada pela imprensa britânica como a única capaz de parar um dos destaques da Grã-Bretanha na piscina. A Golden Girl foi batida pela primeira vez em Londres, em clima de cordialidade.

"Estou tão feliz por ter conseguido a medalha de bronze. E tem a Mirjam e a Victoria, então vai ser ótimo estarmos no pódio juntas", exaltou Simmonds. A adversária devolveu o elogio: "nós incentivamos uma à outra para ir mais rápido. Ela é um doce, nós conversamos algumas vezes desde os 400 m".

Simmonds nasceu com um tipo de doença que a mantém com baixa estatura, enquanto Victoria tem doença mais trágica: foi acometida por um vírus na coluna que a deixou sem o movimento das pernas - a atleta chegou a ficar em coma por dois anos. Com o destaque nas piscinas, esteve há pouco ameaçada em Londres, já que chegou a ser desclassificada pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC).

O órgão identificou evidências de que as limitações físico-motoras de Victoria não seriam suficientes para concorrer na classe S6 ao lado de Ellie Simmonds, por exemplo. O Comitê Paralímpico Americano recorreu e a classificação foi mantida, mas será reestudada após o evento. Enquanto isso, Victoria e sua rival "queridinha" se preparam para mais um embate.

"Espero ir para os 400 m e conseguir fazer o melhor. Você nunca sabe o que vai acontecer nos próximos três dias. Vou tentar focar o máximo que der. Você nunca sabe o que esperar no dia da prova. Vai ser duro, a Victoria tem o recorde mundial", analisou Simmonds. Segundo Arlen, no entanto, se a adversária nadar bem, há garantia de prova boa. "Eu não poderia pedir uma rival melhor", disse.

Eleanor Simmonds (à esq.) e Victoria Arlen (à dir.) mantém rivalidade saudável na Paralimpíada
Eleanor Simmonds (à esq.) e Victoria Arlen (à dir.) mantém rivalidade saudável na Paralimpíada
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade