PUBLICIDADE

Jogos Olímpicos - 2012

Alan Fonteles prevê mau olhado, mas minimiza: "falem de mim"

7 set 2012 - 19h32
Compartilhar
Danilo Vital
Direto de Londres

Agora que Oscar Pistorius conseguiu uma medalha de ouro, no revezamento 4x100 m T42-46, e Jonnie Peacock arrebatou os 100 m T44 para a festa dos britânicos, Alan Fonteles saiu um pouco de foco nos Jogos Paralímpicos. O brasileiro que surpreendeu o mundo ao vencer os 200 m já começa a analisar as consequências do feito, prevendo mau olhado que, ele avisa, não será prejudicial. Seu objetivo é continuar sendo assunto de qualquer maneira.

» Acompanhe o quadro de medalhas dos Jogos Paralímpicos
» De bocha a goalball, conheça os esportes da Paralimpíada
» Confira dez curiosidades sobre a Paralimpíada

"Acho que a partir de agora os atletas vão ficar mais com o foco em cima de mim. Como dizem algumas pessoas, isso causa até mau olhado. Mas para mim o que importa é o velho ditado: falem bem, falem mal, mas falem de mim", disse o brasileiro, na noite de quinta-feira, quando foi ofuscado na final dos 100 m, ao terminar apenas com a sétima colocação.

Alan ainda tem a final os 400 m para disputar beste sábado, mas sabe que não há boas perspectivas - principalmente porque essa é a principal prova de Pistorius. Enquanto isso, aproveita a fama repentina. "Muitas pessoas me pararam no refeitório da Vila Paralímpica para tirar foto. Eu vinha buscando esse reconhecimento pelo mundo, meu nome está em evidência em todos os jornais. É a realização de um sonho", apontou.

A polêmica com o astro foi o que catapultou de vez sua imagem, ao ter a altura das próteses de perna contestadas publicamente. De qualquer maneira, ele acredita, os efeitos serão positivos e duradouros. "O esporte no Brasil vai mudar muito. Muitas crianças vão me ver correndo e vão dizer: vou me espelhar. Com certeza muita gente viu o grande feito que eu consegui aqui", afirmou.

Problemas de largada

Na quinta-feira, Alan Fonteles só conseguiu visibilidade antes da disputa dos 100 m T44. O atleta foi o único dos oito finalistas a largar sem o uso do bloco. Por isso, se desequilibrou e acabou queimando - foi absolvido pelo erro e pôde continuar na disputa. Na sequência, saiu mal de novo, desequilibrado. Não teve espaço e tempo para tentar se recuperar.

"Eu acabei errando a saída", admitiu Alan Fonteles, no Estádio Olímpico de Londres. "Mas ano que vem tem Mundial na França, e eu vou treinar forte a minha saída para melhorar nos 100 m. E também, lógico, continuar na frente na prova do 200 m", complementou o campeão paralímpico.

Alan Fonteles chocou o mundo ao vencer os 200 m, mas não conseguiu medalha no revezamento e nos 100 m
Alan Fonteles chocou o mundo ao vencer os 200 m, mas não conseguiu medalha no revezamento e nos 100 m
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade