Hamilton presta homenagem a Niki Lauda com pole em Mônaco para Mercedes
Lewis Hamilton comemorou neste sábado uma pole position emocional para a dominante Mercedes no Grande Prêmio de Mônaco, com o companheiro Valtteri Bottas juntando-se ao líder da Fórmula 1 na primeira fila do grid de largada.
A pole, 85ª do britânico e a segunda da temporada, veio com o esporte em luto pela morte do tricampeão mundial e presidente não-executivo da Mercedes, Niki Lauda.
A equipe parece pronta para entregar um tributo perfeito para o austríaco na corrida de domingo, com uma sexta dobradinha consecutiva, enquanto a Ferrari teve uma tarde caótica.
"Esta é definitivamente uma das melhores poles", disse Hamilton, que negou a Bottas a quarta corrida seguida largando na frente, com uma última volta 0s086 mais rápida que a melhor do finlandês nas ruas do Principado.
"Esta é para Niki", acrescentou o pentacampeão mundial, que tem sete pontos de vantagem para Bottas no Mundial de Pilotos.
Max Verstappen, da Red Bull, classificou-se em terceiro lugar, com Sebastian Vettel, da Ferrari, em quarto, após quase ter sido cortado na primeira etapa.
Um erro gritante da Ferrari negou a Charles Leclerc a chance de brilhar em casa. O piloto de 21 anos não passou da primeira fase da classificação e largará apenas em 16º, tendo sido mais rápido no último treino livre.
O companheiro de equipe de Verstappen, Pierre Gasly, ficou em quinto lugar, com Kevin Magnussen em sexto, com a Haas, e Daniel Ricciardo, vencedor em Monaco ano passado com a Red Bull, em sétimo pela Renault.
A Toro Rosso colocou dois carros no top 10, com Daniil Kvyat em oitavo e Alexander Albon em 10º. Carlos Sainz, da McLaren, largará entre eles, em nono.
A última tentativa de Vettel para entrar na segunda fase da classificação salvou a pele do alemão, mas eliminou Leclerc, que a Ferrari considerava seguro e não havia enviado à pista para uma última volta.
"Eu perguntei se eles tinham certeza", afirmou o monegasco à emissora de televisão Sky Sports, acrescentando que foi difícil entender ou aceitar o erro.
"Eles me disseram que achavam que estava ok. E eu disse: 'Não deveria sair à pista de novo?' Não houve realmente uma resposta."