Luis Castro pede perdão publicamente após usar termo com conotação racista
Treinador recebe questionamento sobre resultado negativo do Imortal no clássico, define como "dia negro" e comentário ganha repercussão
A performance irregular do Grêmio, que culminou na derrota, de virada, para o arquirrival por 4 a 2, não foi a única impressão contrária no duelo. Isso porque, o técnico Luis Castro fez uma declaração com sentido racista após o revés no primeiro Gre-Nal da temporada. Deste modo, a alegação ganhou repercussão negativa depois do compromisso pela quinta rodada do Campeonato Gaúcho, que ocorreu no Beira-Rio.
Portanto, após tomar conhecimento do impacto da fala, o comandante do Imortal decidiu se pronunciar pelas redes sociais, com o intuito de se desculpar pela atitude.
"Venho a público pedir desculpa em relação à expressão utilizada no final do clássico deste domingo em conferência de imprensa. Em momento algum tive a intenção de praticar qualquer ofensa racista. Referi-me unicamente ao contexto do jogo. Reforço a minha posição de defesa da igualdade como valor social. Igualdade de oportunidades, raças e religiões. Reafirmo as minhas humildes desculpas. Respeito a aprendizagem com o compromisso de não repetir a expressão"
Em seguida ao resultado negativo, o treinador recebeu um questionamento sobre o resultado e classificou o placar, além do desempenho com termo preconceituoso.
"Foi um dia negro para nós. Mas acabou? Não acabou. Vamos nos encontrar mais vezes. Não acabou aqui. Vamos continuar a trabalhar. É só ver como tomamos os gols para ver que temos que trabalhar", detalhou Luis Castro.
Urgência de correções no Grêmio
Assim, com os indícios que o Tricolor Gaúcho apresentou no revés para o Inter, no primeiro Gre-Nal da temporada deixou uma preocupação. Principalmente pelo retorno da oscilação, que assombrou a equipe em grande parte da temporada passada. Além disso, o Imortal demonstrou menos intensidade em comparação ao adversário.
A partir disso, acumulou algumas perdas em divididas, especialmente no meio-campo. Outros problemas foram falhas individuais decisivas de Weverton e de Noriega. Ambos falharam no primeiro gol do rival, que teve o último toque em Marcos Rocha, antes de entrar contra a própria meta.
O zagueiro peruano e o novo camisa 1 também tomaram decisões erradas em outros gols do Colorado. Inclusive, o capitão e lateral-direito do Grêmio demonstrou dificuldade em duelos individuais contra Carbonero, em que especialmente precisou conter o colombiano.
. Siga nosso conteúdo nas redes sociais: Bluesky, Threads, Twitter, Instagram e Facebook