Grêmio vence o Goiás de virada no Campeonato Brasileiro e garante vaga na Libertadores de 2024
Com os gols de Ferreirinha e Cristaldo, o Imortal ainda pode sonhar com título do Brasileirão
O Grêmio venceu, de virada, o Goiás por 2 a 1, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com os gols de Ferreirinha e Cristaldo no início do segundo tempo, o Imortal mantém acesa a esperança de título do Brasileirão e já garantiu a vaga para a Libertadores de 2024.
Com o resultado, o Imortal continua na 4ª colocação e alcança os 62 pontos, se aproximando dos líderes com 63 e o Palmeiras com 66, que com uma combinação de resultados, pode conquistar o título no próximo domingo (3). O Goiás foi rebaixado com a derrota, pela quarta vez em sua história, ocupando o 18º lugar da tabela.
CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA
➡️FORA DO PRÓXIMO JOGO! Carballo, um dos jogadores pendurados do Imortal, recebe o cartão amarelo e fica fora da partida contra o Vasco.
➡️GOL DO ESMERALDINO. Morelli recebe passe de Palacios, após bela saída de bola da defesa do Goías, marcando o primeiro gol do jogo.
➡️SUBSTITUÍDO NO PRIMEIRO TEMPO. Aos 34 minutos de jogo, Everton Galdino e substituído para a entrada de Ferreirinha, além de ter sido vaiado pela torcida em sua saída.
➡️GOL DO EMPATE! Ferreirinha recebe lindo passe de Suárez e marca o gol de empate do Grêmio.
➡️OLHA A VIRADA! Após Bruno Melo não conseguir cortar a bola, Cristaldo pega de primeira e vira o jogo para o Tricolor.
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
O Grêmio dominou boa parte dos minutos iniciais do jogo, mas sem assustar a defesa do Goiás. Após uma boa saída de bola do Esmeraldino, Bruno melo faz um longo passe, Palacios desvia de cabeça e Morelli só empurra para o gol, abrindo o placar. Após marcar o primeiro do jogo, o Goiás recuou suas linhas para explorar o contra-ataque, oferecendo certo perigo para o Imortal, que jogava com as linhas altas e os zagueiros no meio do campo. Irritado com a postura do Tricolor Gaúcho, Renato Portaluppi substituiu o atacante Everton Galdino e colocou Ferreirinha. Substituição que foi fundamental no segundo tempo do jogo.
E A ETAPA FINAL?
Goiás começou com uma postura diferente e começou pressionando o Grêmio. Mas a pressão inicial imposta pelo esmeraldino não surtiu efeito e, poucos minutos depois, Ferreirinha recebe um lindo passe de Suárez na área, corta o zagueiro e bate de chapa, marcando o gol de empate do Imortal. Estando com a defesa mais exposta, não demorou muito para o Tricolor virar o jogo, quando após um passe de Suárez, Bruno Melo não consegue fazer o corte e se tocar no chão, Cristaldo bate bem na bola e marca o segundo do Grêmio. Em sua penúltima partida pelo Grêmio na Arena, Suárez tentou marcar o seu gol, mas foi parado por Tadeu, evitando a festa da torcida Tricolor.
O QUE VEM POR AÍ?
Pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro, Grêmio vai enfrentar o Vasco no domingo (03), às 18h30, na Arena do Grêmio. O Goiás encara o Fortaleza, no mesmo dia e horário, no Castelão.
NÚMEROS DA PARTIDA
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro 2023 - 36ª rodada
Grêmio 2 x 1 Goiás
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data e horário: quinta-feira (30/11), às 19h (de Brasília)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (FIFA/CE) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Árbitro de Vídeo (VAR): Rodrigo D Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Nathan Fernandes, Gustavo Martins e Carballo (Grêmio); Palacios e Apodi(Goiás)
Cartão vermelho: -
GOL: Morelli (27' do 1ºT/0-1); Ferreirinha (04' do 2ºT/1-1) e Cristaldo (10' do 2ºT/2-1)
GRÊMIO (Técnico: Renato Portaluppi)
Caíque; Fábio (Pepê/intervalo), Bruno Alves, Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Carballo (Gustavo Martins/Intervalo) e Cristaldo (Nathan/27' do 2ºT); Nathan Fernandes (André/35' 2ºT), Luis Suárez e Everton Galdino (Ferreirinha/34' do 1ºT).
GOIÁS (Técnico: Mário Henrique)
Tadeu; Maguinho, Lucas Halter, Bruno Melo e Diego; Willian Oliveira(Lucas Fernandes/36' do 2ºT), Morelli, Luís Oyama (Edu/33' 2ºT) e Guilherme Marques (Anderson Marques/34' 2ºT); Julián Palacios (Apodi/09' do 2ºT) e Vinicius (Breno/08' do 2ºT).