Grêmio surpreende e anuncia rescisão de três jogadores; confira lista
Atletas têm contratos encerrados em meio à reformulação do elenco para 2026; goleiro negocia com o Bragantino, e uruguaio encerra passagem marcada por lesões
O Grêmio anunciou, nesta terça-feira (20), a rescisão de contrato de três jogadores: o goleiro Tiago Volpi, o zagueiro Jemerson e o meio-campista uruguaio Felipe Carballo.
A decisão faz parte do processo de reformulação conduzido pelo técnico Luís Castro para a temporada de 2026. Em nota oficial, o clube confirmou o encerramento dos vínculos e agradeceu aos atletas pelos serviços prestados, desejando sucesso na sequência de suas carreiras.
https://twitter.com/Gremio/status/2013649078656053572
TIAGO VOLPI
Contratado no início de 2025 após passagem pelo Toluca, do México, o goleiro Tiago Volpi, de 35 ano, chegou ao Tricolor com contrato até dezembro de 2026, mas não conseguiu se firmar plenamente.
Apesar de ter sido o principal nome da posição na última temporada, acumulou críticas da torcida e viveu momentos de instabilidade. Ao todo, disputou entre 50 partidas pelo Grêmio e marcou dois gols de pênalti, contra Flamengo e Botafogo.
Em 2026, Volpi iniciou o ano como reserva de Gabriel Grando. Chegou a ser titular na derrota para o São José, na última quarta-feira (14), quando Luís Castro escalou um time alternativo, mas não foi relacionado no jogo seguinte, contra o São Luiz.
A chegada de Weverton, contratado junto ao Palmeiras para assumir a titularidade, acelerou as conversas para a saída do goleiro.
A rescisão envolveu um acordo financeiro, pois o Grêmio precisava regularizar pendências referentes a luvas acertadas na contratação, valores que complementavam o salário do atleta. No acerto, o clube quitou o débito, enquanto Volpi abriu mão de parte do que ainda teria a receber até o fim do contrato em troca da liberação.
Livre no mercado, o goleiro já tem negociações adiantadas com o Red Bull Bragantino, e a definição do novo destino deve ocorrer em breve.
JEMERSON
Contratado em maio de 2024 após passagem pelo Atlético Mineiro, o zagueiro Jemerson, de 33 anos, tinha vínculo até o fim de 2026, mas perdeu espaço ao longo de 2025, sendo alvo de críticas da torcida.
Sua última atuação pelo Grêmio ocorreu em 29 de maio. No total, disputou 44 partidas com a camisa tricolor e marcou dois gols. A rescisão, inclusive, já estava encaminhada desde o início de janeiro.
FELIPE CARBALLO
Contratado em dezembro de 2022 junto ao Nacional, do Uruguai, o volante Felipe Carballo, de 29 anos, chegou a ter um início promissor, com direito a gol em Gre-Nal pelo Campeonato Gaúcho de 2023.
No entanto, sofreu com dores no púbis e, posteriormente, com uma lesão ligamentar no joelho direito, que comprometeram sua sequência no clube. Após cirurgia no púbis, voltou a atuar em 2024, mas não conseguiu retomar o bom desempenho.
Depois de 15 jogos, foi emprestado ao New York Red Bulls, da MLS, onde atuou em 26 partidas sem que o clube exercesse a opção de compra. De volta ao Grêmio, deixou claro à diretoria que não pretendia seguir no clube.
Após um período de treinos em Porto Alegre, foi novamente emprestado, desta vez ao Portland Timbers. Na segunda partida pela nova equipe, sofreu ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho e segue em recuperação.
Carballo encerra sua trajetória no Grêmio com 55 jogos disputados, dois gols e uma assistência. O volante tinha contrato até dezembro de 2026, mas não se reapresentou para a pré-temporada, foi multado e teve a rescisão oficializada nesta terça-feira.
Com as saídas de Volpi, Jemerson e Carballo, o Grêmio chega a 12 desligamentos em relação ao elenco da última temporada. Além do trio, também deixaram o clube Mayk, João Lucas, Camilo, Adriel, Jardiel, Cristian Olivera, Arezo, Ronald, Jorge e Alysson Edward.
Em contrapartida, o Tricolor já anunciou reforços como Weverton, Caio Paulista, José Enamorado e Tetê, reforçando o processo de renovação do grupo para o ano que vem.