Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

São Paulo, Vasco, Atlético-MG e Athletico-PR fundam o Movimento pela Integridade no Futebol

Equipes se unem para que boas práticas dentro e fora do campo entrem na rotina do esporte no país

3 fev 2023 - 17h10
(atualizado em 3/3/2023 às 16h33)
Compartilhar
Exibir comentários

Atlético Mineiro, Athletico Paranaense, São Paulo e Vasco fundaram, nesta terça-feira, o Movimento pela Integridade do Futebol (MIF). A ideia do grupo é fomentar boas práticas de Compliance no futebol nacional, formando um cenário íntegro dentro e fora dos gramados.

Divulgação
Divulgação
Foto: Divulgação / Estadão

O MIF é composto por pessoas dos departamentos jurídicos e do Compliance dos clubes fundadores, que já possuem estrutura e experiência na área em questão e buscam melhorar sua gestão. As bases que nortearam o trabalho do Movimento são o respeito, a governança, a transparência, a sustentabilidade, a ética, a integridade, a inclusão, a diversidade e ESG.

"O Movimento traz visibilidade ao Compliance no futebol, como uma ferramenta para promoção da integridade e do respeito, além auxiliar a tomada de decisões conscientes pela alta gestão dos clubes. É, ainda, uma forma de fomentarmos a ideia de que o futebol é um agente de transformação da sociedade e tem todos os clubes podem contribuir neste cenário", explica Clarissa Arteiro, Coordenadora de Compliance do Vasco.

˜O movimento nasceu com uma agenda importante de debates e ações voltadas ao fortalecimento da integridade, não só nos nossos clubes, mas no futebol como um todo. A ideia é estimular os outros (clubes) a também constituírem as suas respectivas áreas de compliance, assim como mostrar os benefícios que isso traz para cada clube e, desta forma, colaborar não só para governança, gestão e integridade, mas para um ambiente de negócios relacionados ao futebol pautado na ética, na transparência e na sustentabilidade", explicou Roberto Armelin, Diretor Jurídico e Compliance Officer do São Paulo Futebol Clube.

A fundação e a primeira reunião do Movimento pela Integridade no Futebol aconteceram no último sábado, no estádio do Morumbi. O Vasco foi representado por Clarissa Arteiro, Coordenadora de Compliance e Rafael Cabral, Gerente Jurídico, além de estarem presentes Roberto Armelin, Diretor Jurídico e Compliance Officer do São Paulo, Fernando Monfardini, Compliance Officer do Atlético Mineiro, Marla Georgia Palma, Compliance Officer do Athletico e a advogada Julia Serra de Godoy.

A previsão é que os encontros do MIF acontecerão periodicamente nas cidades-sedes dos clubes, estando o MIF aberto à participação de profissionais dos demais Clubes do futebol brasileiro.

Estadão
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade