PUBLICIDADE

VAR na Taça Guanabara só para Fla, Flu, Vasco e Botafogo

Campeonato Carioca vai começar na terça-feira, dia 25, e se estenderá até abril

21 jan 2022 11h27
| atualizado às 11h31
ver comentários
Publicidade

Mais uma vez, os clubes pequenos vão ficar a VAR navios no Carioca. Ou seja, durante as 11 rodadas da Taça Guanabara nenhum deles terá a presença do árbitro de vídeo em seus jogos. Esse dispositivo será usado somente nos clássicos entre Flamengo, Fluminense, Vasco e Botafogo.

VAR estará presente em todos os clássicos da Taça Guanabara
13/11/2020 Fernando Bizerra/Pool via REUTERS
VAR estará presente em todos os clássicos da Taça Guanabara 13/11/2020 Fernando Bizerra/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

Depois, quando forem conhecidos os quatro melhores dessa primeira fase, o campeonato iniciará as semifinais, com jogos de ida e volta. Aí sim haverá o VAR para os classificados, assim como nas duas partidas que na sequência vão definir o campeão estadual de 2022.

A Federação de Futebol do Rio fez suas primeiras experiências com o VAR no Carioca de 2019, avalizando o sistema em dez partidas – semifinais e finais de turno e, depois, nos confrontos que decidiram o campeonato. No Carioca de 2020, o VAR foi utilizado em clássicos e novamente em jogos de mata-mata.

Nos últimos meses, a federação se viu envolvida numa briga judicial com a empresa Hawk-Eye, responsável pela tecnologia do VAR no Carioca de 2020. Na Justiça, o grupo alegava que não recebera os pagamentos referentes a 13 partidas da competição daquele ano no qual o sistema foi usado e cobrava R$ 450 mil. O caso ainda não teve definição.

Já no Carioca de 2021 o VAR contemplou apenas as semifinais e os dois jogos da final do campeonato.

Papo de Arena Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. 
Publicidade
Publicidade