Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Três clubes da Libra fazem proposta de nova divisão de contrato

Trio sugere destinar percentual a times da Série C e ampliam tensão interna em meio a disputa com Flamengo e aliados

17 mar 2026 - 15h18
(atualizado às 15h18)
Compartilhar
Exibir comentários
Taça do Brasileirão do titulo do Botafogo
Taça do Brasileirão do titulo do Botafogo
Foto: Esporte News Mundo

Bahia, Palmeiras e Red Bull Bragantino propuseram que 3% do contrato de direitos de transmissão da Libra com a Grupo Globo sejam destinados integralmente a clubes que atualmente disputam a Série C do Campeonato Brasileiro.

A medida beneficia diretamente cinco equipes: ABC, Guarani, Paysandu, Sampaio Corrêa e Volta Redonda.

A iniciativa é vista como um movimento que pode esvaziar a assembleia convocada por Flamengo, Grêmio e Remo, marcada para a próxima quarta-feira (18), na sede rubro-negra, na Gávea.

O encontro tem como pautas principais a aprovação de contas, a eleição de novos dirigentes e justamente a definição sobre o destino desse percentual do contrato, originalmente previsto para clubes da Série B, mas que, diante do cenário atual, passou a envolver equipes da Série C.

Nos bastidores, a avaliação de parte dos clubes é de que, caso a proposta seja aceita previamente, um dos principais temas da reunião perderia relevância, reduzindo o engajamento de alguns participantes.

O episódio é mais um desdobramento do racha que se intensificou dentro da Libra desde o ano passado, principalmente por divergências sobre os critérios de distribuição das receitas de transmissão.

O Flamengo defende uma fatia maior baseada em audiência, posição contestada por clubes como Palmeiras e seus aliados. A disputa chegou a uma Corte de Arbitragem, e tentativas de acordo já foram feitas, mas sem sucesso até o momento.

No lado rubro-negro, alega-se que houve uma sugestão para destinar parte desse valor ao clube carioca como forma de encerrar o litígio, enquanto integrantes da Libra negam que essa oferta tenha sido oficialmente apresentada.

Além da discussão financeira, o Flamengo entende que a liga está sem chefe institucional desde o fim do mandato, em fevereiro, mas o grupo liderado por Palmeiras, Bahia e Bragantino sustenta que houve uma prorrogação de 60 dias, mantendo dirigentes nos cargos.

Outro ponto de atrito envolve a possível saída de executivos da Libra, defendida pelo Flamengo sob o argumento de falhas na condução do contrato, especialmente pela ausência de cláusulas que garantam aumento de receita em casos como o acesso de clubes.

O Grupo Globo, por sua vez, já teria recusado pedidos de reajuste, o que pode gerar perdas estimadas em cerca de 10% para os clubes.

Enquanto os blocos seguem em disputa, outros clubes importantes ainda não definiram posição clara, como Atlético Mineiro, Santos e São Paulo. O Galo, por exemplo, tem adotado postura mais neutra e mantém diálogo com ambos os lados.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade