Técnico do Barcelona, Luis Enrique é eleito o melhor do mundo
Luis Enrique superou Pep Guardiola e Jorge Sampaoli e foi eleito pela Fifa como o melhor técnico do ano. O prêmio foi entregue nesta segunda-feira em cerimônia na Suíça, mas Luis Enrique não esteve presente.
Em uma temporada que beirou a perfeição, o técnico do Barcelona colecionou diversos títulos. Ele conquistou o Campeonato Espanhol, a Copa do Rei, a Supercopa da Europa, o Mundial de Clubes e a Liga dos Campeões.
Ex-jogador do Real Madrid e do Barcelona, o técnico Luis Enrique começou sua carreira treinando o Barcelona B entre 2008 e 2011. Antes de ser contratado pelo Barcelona, o treinador estava no comando do Celta.
A eleição da Fifa é feita por jornalistas, treinadores e capitães das seleções. Luis Enrique recebeu 31,08% dos votos, enquanto Guardiola alcançou 22,9% e Sampaoli, 9,4%.
Em questão de títulos conquistados, Guardiola e Sampaoli não chegaram aos pés de Luis Enrique na última temporada. Enquanto Pep Guardiola conquistou o Campeonato Alemão, Sampaoli levou a seleção do Chile ao primeiro título continental da sua história, a Copa América 2015.
A premiação que coroa os melhores jogadores e treinadores do ano também nomeou Jill Ellis, técnica da seleção dos Estados Unidos, como a melhor técnica do futebol feminino. A treinadora levou a seleção norte-americana à conquista do Mundial de 2014.
A Fifa também entregou o Prêmio Fair Play, que homenageia instituições que auxiliaram refugiados – Recém-criado pela Fifa, o prêmio Fair Play foi dado a todos os clubes e entidades que trabalharam a favor dos refugiados e foi recebido pelo alemão Gerald Asamoah.