Colômbia aposta na técnica e talento "estrangeiro" no Sul-Americano
O Mundial da Turquia e o título do Sul-Americano que começará nesta quarta-feira na Argentina são, nessa ordem, os objetivos da seleção colombiana Sub-20, comandada por Carlos Restrepo.
O treinador colombiano, que trabalha sob o atento olhar da comissão técnica da seleção principal, comandada pelo argentino José Pekerman, testou 110 jogadores antes de chegar à lista final de 22 atletas.
Entre os escolhidos, que o treinador não hesita em definir como "o melhor grupo" do torneio sul-americano, há quatro nomes que jogam em equipes da Argentina, Itália, México e Paraguai.
O defensor Yair Ibargüen, do Olímpia; o volante David Leudo, do Estudiantes de La Plata; o atacante John Córdoba, do Jaguares; e o meia Juan Fernando Quintero, do Pescara, compõem a "legião de estrangeiros" convocados por Restrepo para o Sul-Americano.
O treinador, que levou o Junior de Barranquilla a um título colombiano e se destacou com taças conquistadas em Costa Rica e Honduras, afirma ter uma seleção "muito equilibrada do meio para frente", além de elogiar o setor defensivo do time.
Restrepo destaca a continuidade que muitos de seus escolhidos tiveram passagem pelas seleções Sub-15 e Sub-17.
Com a experiência internacional adquirida, é esperado que a seleção esteja vacinada contra o chamado "medo" que costuma aparecer para os colombianos torneios de tradição e muita exigência, como é o caso do Sul-Americano sub-20, conclui o estrategista.
Mesmo assim, Restrepo sentirá a falta do goleador Andrés Rentería, que recentemente trocou o Alianza Petrolera, novo integrante da primeira divisão colombiana, pelo Santos Laguna, do México. A equipe mexicana não quis ceder à seleção a sua nova joia, que na temporada passada marcou 15 gols.
A principal figura do selecionado colombiano é o meia canhoto Juan Fernando Quintero, do Pescara. O jogador chegou ao clube italiano em meados de 2012 com fama de ter uma grande intimidade com a bola, letal precisão em cobranças de falta e muita raça.
A seleção colombiana está no Grupo A, com sede em Mendoza, ao lado da anfitriã e de Bolívia, Chile e Paraguai. O Grupo B é formado por Uruguai, Brasil, Venezuela, Peru e Equador.