Seleção tem ares de renovação com testes de Ancelotti: 'Fazer o melhor para ser lembrado'
Jean Lucas e Kaio Jorge são estreantes na equipe do Brasil e querem aproveitar chance contra Chile e Bolívia
O grupo da seleção brasileira ficou completo com a chegada de Raphinha na Granja Comary, na madrugada desta terça-feira. Carlo Ancelotti conta agora com os 24 convocados para a Data Fifa. Entre os jogadores, há dois estreantes, mas os testes e possibilidades de renovação do elenco não se limitam a eles.
Um estreante é Kaio Jorge, do Cruzeiro. Aos 23 anos, o atacante artilheiro do Brasileirão com 15 gols continua um caminho de convocações que vinha da base. É essa experiência que o tranquiliza neste momento de primeiro chamado para o time principal.
"Sempre sonhei com esse momento. Passei pelas categorias de base da seleção. Então, você acaba se imaginando chegando na principal. No meu caso, não foi diferente. Sempre foi um sonho, um desejo, e hoje estou fazendo parte dessa equipe. Está sendo muito gratificante para mim", comentou.
Kaio Jorge passou pelos times Sub-15, Sub-17 e Sub-20 da seleção. A maior conquista aconteceu na categoria Sub-17, com o título Copa do Mundo da categoria, em 2019, em solo brasileiro. Na época, levou também a chuteira de bronze, com cinco gols marcados.
"Quando você vem das categorias de base, já conhece a Granja, as pessoas que trabalham dentro da CBF. Então, te deixa tranquilo quando você chega na principal. Estou super tranquilo e bem acolhido", afirmou o jogador, em entrevista à CBF TV.
"O Rogério me potencializou muito. Antes eu jogava muito como primeiro e segundo volante. Agora atuo como meia, chegando mais na área. Consigo dar assistências e fazer gols. Isso também fez o professor me chamar para a seleção para ter essa oportunidade", completou.
Com rodagem na Inglaterra, João Pedro é 'velho-novo' no elenco
Empolgando desde que chegou ao Chelsea, ainda no Mundial de Clubes, o atacante João Pedro também é um nome de uma seleção renovada. Já são três convocações, com apenas três jogos com a amarelinha. Entretanto, foi a primeira com Ancelotti.
Diante da expectativa criada, ele assumiu a responsabilidade e disse estar preparado. "Estou realizando um sonho. Sou um jogador jovem que busca o seu espaço. Sigo no caminho certo. Estou no Chelsea, na seleção, e isso é só o começo de uma história linda que está por vir", afirmou João Pedro.
Na coletiva, o atacante comentou sobre a sua evolução e afirmou que o futebol europeu tem sido decisivo para o seu aprimoramento. "Sou um camisa 9 versátil e busco sempre estar ativo. Quero ajudar na criação de jogadas e consigo atuar também como um camisa 10", disse.
Revelado pelo Fluminense e com passagens também pelo Watford e Brighton, ambos da Inglaterra, João Pedro afirmou que a sua essência, no fundo, continua a mesma. "As pessoas me olham de outra forma e cada vez vão esperar mais de mim. O João Pedro de dois anos atrás buscava estar aqui. Hoje, sou um dos jogadores mais vistos da Europa. Mas tenho de seguir evoluindo para tudo continuar dando certo".
Ancelotti chamou, nesta lista, 11 nomes pela primeira vez desde que assumiu a seleção. Na entrevista coletiva após a convocação, o italiano disse que já tem 15 jogadores definidos para a Copa do Mundo de 2026, mas que busca testar mais atletas.
"Obviamente que eu não posso chamar todos que eu não conheço, creio que esse grupo tem de ter uma base fixa de jogadores que serão muito importantes na Copa do Mundo. Ao redor desse grupo, temos de colocar como fizemos nessa convocação, com jogadores que poderão estar na lista definitiva", comentou.
A seleção brasileira realiza ainda mais um treino nesta quarta-feira, quando Carlo Ancelotti vai definir a equipe que enfrenta o Chile na quinta-feira. O último duelo é na próxima terça-feira, contra a Bolívia. Já classificada para a Copa de 2026, a equipe nacional tem a mesma pontuação do Equador (25), mas figura na terceira colocação pelos critérios de desempate. Com dez pontos a mais (35), a Argentina lidera as Eliminatórias de forma isolada.