PUBLICIDADE

São Paulo recebe o Cuiabá em confronto de campanhas semelhantes

Duelo entre o Tricolor, um dos melhores mandantes do torneio, e o Dourado, um dos melhores visitantes, promete ser interessante

26 nov 2023 - 08h07
(atualizado às 08h07)
Compartilhar
Exibir comentários
(
(
Foto: Rubens Chiri / saopaulofc / Esporte News Mundo

O São Paulo enfrenta a equipe do Cuiabá neste domingo (26), às 18h30 (horário de Brasília), no estádio do Morumbi (SP), em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com campanhas muito parecidas no campeonato, as equipes ocupam o meio da tabela de classificação e estão praticamente livres do rebaixamento.

+ Leia as notícias do São Paulo

+ Leia as notícias do Cuiabá

COMO CHEGAM AS EQUIPES

O Tricolor paulista ocupa atualmente a décima posição na tabela, com 46 pontos conquistados. Já classificado para a Libertadores 2024 por conta do título da Copa do Brasil, os comandados de Dorival buscam mostrar serviço nessa reta final de campeonato. Jogadores como Erison, David e Gabi Neves têm permanência incerta para o ano que vem, e devem dar tudo de si nessas últimas rodadas para provarem que podem somar com o time para 2024.

O Dourado, com 47 pontos ganhos, está na nona posição. A equipe disputou a Série A pela primeira vez em 2021, e desde então vem se mantendo na elite do futebol brasileiro com merecimentos. Em 2023, o clube mato-grossense deve novamente se manter na primeira divisão, dessa vez com certa tranquilidade. Mais do que isso, o clube já igualou (e deve superar) a sua melhor campanha no torneio, quando conquistou os mesmos 47 pontos no Brasileirão de 2021. Além disso, o Dourado deve se classificar pela primeira vez em sua história para a Copa Sul-Americana.

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS

As campanhas dos clubes no campeonato são semelhantes. Apenas 1 ponto as separam na tabela. O saldo de gols delas é o mesmo (1), tendo o São Paulo marcado 37 gols e sofrido 36, enquanto que o Cuiabá estufou as redes adversárias 36 vezes e foi vazado em 35 ocasiões. O desempenho é idêntico também no segundo turno: 19 pontos para cada lado em 15 jogos. Mas as coincidências param por aí.

Siga o Esporte News Mundo no Twitter, Facebook e Instagram

São Paulo e Cuiabá jogam de maneiras contrastantes. A equipe paulista prioriza a posse da bola, sendo a 2° colocada no quesito na competição, somente atrás do Fluminense. Já o Auriverde é o oposto: o time é o 4° que menos tem a bola no campeonato, preferindo apostar nos contra-ataques.

Há um outro fator que chama a atenção para esse duelo: os desempenhos do Tricolor como mandante e do Dourado como visitante. O São Paulo possui a 4ª melhor campanha atuando em casa, enquanto o Cuiabá é a 3ª melhor equipe quando atua fora de seus domínios. Caso os times joguem de acordo com essas campanhas, o jogo deste domingo promete ser animado.

PRIMEIRO TURNO

O confronto no primeiro turno terminou em 2 a 1 para os Auriverdes, na Arena Pantanal (MT). Os gols do esquadrão verde-amarelo foram marcados por Clayson e Isidro Pitta, enquanto que o Soberano descontou com Nathan.

RETORNOS E BAIXAS

O Clube da Fé vive a expectativa da volta de Lucas Moura aos gramados, após tempo fora por lesão. Além disso, o elenco terá o retorno de Arboleda, Ferraresi e James Rodríguez que estavam junto de suas seleções na data Fifa. Caio Paulista e Michel Araújo, que não atuaram contra o Fluminense por força contratual, devem ser titulares. Wellington Rato volta de suspensão e deve atuar pelo lado direito do ataque. Já Beraldo, Diego Costa e Rafinha levaram o terceiro amarelo no último jogo e estão fora da partida. Gabriel Neves, expulso após forte entrada em Thiago Santos, também será desfalque.

O Dourado possui apenas uma baixa para o jogo. No entanto, essa não é uma baixa qualquer: Deyverson, artilheiro do Cuiabá no campeonato com 12 gols, está fora de combate após tomar o terceiro amarelo contra o Fortaleza. Por outro lado, a equipe mato-grossense conta com os retornos de Rikelme (cumpriu suspensão), Ronald (não atuou por questões contratuais) e Lucas Mineiro (liberado pelo departamento médico).

PROVÁVEIS ESCALAÇÕES

São Paulo: Rafael; Nathan, Arboleda, Alan Franco (Ferraresi) e Caio Paulista; Pablo Maia, Alisson, Wellington Rato (Lucas) e Michel Araújo; James Rodríguez e Luciano (Juan). Técnico: Dorival Júnior.

Desfalques: Diego Costa, Gabriel Neves, Lucas Beraldo e Rafinha (suspensão); Alexandre Pato, Calleri, Galoppo, Igor Vinícius, Marcos Paulo e Rodrigo Nestor (lesões).

Cuiabá: Walter; Matheus Alexandre, Marllon, Allyson, Alan Empereur e Rikelme; Raniele e Denilson; Jonathan Cafú, Clayson e Pitta. Técnico: Bruno Lazaroni (auxiliar).

Desfalques: Deyverson (suspensão).

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade