Script = https://s1.trrsf.com/update-1770314720/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Presidente da AFA é denunciado por apropriação; entenda

A associação argentina entrou numa 'fria' neste fim de semana. O presidente, a partir de agora, é alvo de investigação. Entenda melhor na matéria.

13 dez 2025 - 12h18
Compartilhar
Exibir comentários
(Photo by Marcelo Endelli/Getty Images)
(Photo by Marcelo Endelli/Getty Images)
Foto: Esporte News Mundo

Presidente da Associação Argentina de Futebol (AFA), Claudio "Chiqui" Tapia foi denunciado pela Agência de Arrecadação de Impostos e Controle Aduaneiro da Argentina (ARCA). A queixa apresentada na última sexta-feira (12) é sobre uma suposta apropriação indébita de 7,5 bilhões de pesos, equivalente a R$ 28,5 milhões em impostos e fundos da previdência social.

O Jornal "La Nacion" divulgou detalhes sobre a denúncia. De acordo com a Divisão de Cobrança de Grandes Contribuintes, a federação argentina de futebol tem pendências em contribuições e retenções.

Claudio Tapia, presidente da AFA. (Photo by Marcelo Endelli/Getty Images)
Claudio Tapia, presidente da AFA. (Photo by Marcelo Endelli/Getty Images)
Foto: Esporte News Mundo

Acusação contra o presidente

A AFA é acusada de reter impostos e contribuições para a segurança social para se financiar ilicitamente. Consequentemente, os pagamentos ao Estado chegaram a 300 dias de atraso.

Para a Agência de Arrecadação de Impostos e Controle Aduaneiro da Argentina, é necessário uma investigação sobre a conduta da diretoria da associação de futebol argentina. O presidente da AFA, Claudio Tapia, está entre os investigados.

Outra investigação coloca a federação em situação crítica perante à Justiça. Uma operação policial realizada na última sexta-feira na região metropolitana de Buenos Aires encontrou 52 veículos de luxo suspeitos de pertencer a altos dirigentes da AFA. Na lista, tem carros esportivos, caminhonetes 4×4 e automóveis considerados "de coleção". Isso indica possível lavagem de dinheiro.

Se a queixa for comprovada, a seleção Argentina pode sofrer duras sanções. Os hermanos são os atuais campeões do mundo.

Esporte News Mundo
Compartilhar

Comentários

As opiniões expressas nos comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Terra.

Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra