Por dívida com treinador brasileiro, Zimbábue é excluído das eliminatórias
A Comitê Interdisciplinar da Fifa notificou nesta quinta-feira que a seleção de Zimbábue es´ta proibida de participar da eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2018, que será disputada na Rússia. A entidade máxima do futebol explicou que a federação do país (Zifa) não pagou uma dívida com o treinador José Claudinei Georgini, conhecido como Valinhos.
O técnico, de 67 anos, comandou o Zimbábue de janeiro a novembro de 2008 e teria que receber uma quantia considerável da Zifa após sua saída. Contudo, a federação não cumpriu o acordo e o caso foi levado à Fifa.
Deste modo, após julgamento em 2012, a federação foi punida e teria um prazo de 60 dias para quitar metade da dívida com o brasileiro e 120 dias para pagar o restante do montante. Mais uma vez, a Zifa não cumpriu com o combinado.
Assim, Zimbábue não participará da fase preliminar das eliminatórias africanas, que deverão ser disputadas no mês de outubro deste ano. A seleção do país sonhava em disputar o Mundial pela primeira vez em 2018.