PUBLICIDADE

Nomeado pastor, Firmino terá empecilhos com a ocupação na Arábia Saudita

Ex-jogador da Seleção Brasileira foi consagrado para o posto em igreja evangélica

5 jul 2024 - 19h55
(atualizado às 23h29)
Compartilhar
Exibir comentários
Roberto Firmino se torna pastor em igreja de Maceió (AL).
Roberto Firmino se torna pastor em igreja de Maceió (AL).
Foto: Reprodução/Instagram/Roberto Firmino

Roberto Firmino terá alguns empecilhos para cumprir com os deveres de pastor na Arábia Saudita, onde joga atualmente. Nesta semana, o atleta do Al Ahli e a esposa, Larissa Pereira, foram consagrados para o cargo em uma igreja evangélica de Maceió (Alagoas).

No país do Oriente Médio, é proibida a manifestação pública de qualquer religião que não seja muçulmana. Em conversa com o Terra, o professor Flávio de Campos, da Universidade de São Paulo (USP), explica a situação do país.

“Publicamente, nenhum outro tipo de religião pode ser proferida. Não há, na lei islâmica da Arábia Saudita, qualquer princípio de liberdade religiosa. Todos os sauditas, obrigatoriamente, têm que seguir a religião muçulmana”, disse o professor.

Apesar da rigidez das leis para os sauditas, Campos ressaltou que nascidos fora do país podem seguir suas crenças em ambientes privados: “Os estrangeiros podem, em tese, seguir suas religiões em privado. Manifestações públicas correm risco de serem perseguidas e punidas”

O professor também explica que as leis podem ser mais flexíveis em relação a Firmino. Mesmo assim, ele destaca que os deveres de pastor dificilmente poderão ser cumpridos pelo atleta na Arábia Saudita

“Evidentemente, há uma certa flexibilidade dependendo da pessoa que segue outra religião. E deve ser o caso do Firmino, um jogador destacado, famoso, rico, poderoso. O que eu acho difícil é ele fazer qualquer tipo de pregação, proselitismo. Se ele agir como pastor e tentar angariar fiéis, mesmo que estrangeiros, acho que não há espaço para isso”, completou.

O ex-jogador da Seleção Brasileira se tornou pastor na Igreja Manah Church, criada por eles há cerca de três anos. Além de Maceió, a instituição possui unidades em Liverpool e Manchester (Inglaterra).

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade