'Suástica'? Design da Copa do Mundo de Clubes causa polêmica nas redes sociais; entenda
Imagem que aparece ofuscado atrás da logo oficial do torneio da FIFA repercutiu mal nas redes sociais. Confira o que dizem os internautas.
Não é só o presidente da LaLiga que vem fazendo críticas a Copa do Mundo de Clubes. Desta vez, o design da competição chamou a atenção nas redes sociais por uma possível semelhança com uma suástica, símbolo antigo com origens religiosas e culturais, mas que ficou fortemente associada ao nazismo e ao antissemitismo.
Alguns internautas não reagiram bem ao símbolo que aparece ofuscado logo atrás do logo oficial do torneio da FIFA, e chegaram até a pedir a demissão do profissional.
https://t.co/ctHbeBTflw pic.twitter.com/kDnSAJGcqL
— Bagrescore Brazil (@BagrescoreBr) June 16, 2025
- Esqueceram da principal regra do design - disse um deles, na rede social Twitter/X.
- Primeira regra não escrita do design: não fazer uma suástica - responde outro internauta.
primeira regra não escrita do design: não fazer uma suástica https://t.co/zBDgyQfV9M
— GRIFFO 愛 (@grifforeal) June 16, 2025
Na rede social reddit, a imagem também repercutiu. Desta vez, ilustrada no jogo entre Fluminense x Borussia Dortmund, que acabou em empate sem gols, no MetLife Stadium, pela primeira rodada da Copa do Mundo de Clubes.
- Acho que não pensaram muito bem nesse design… - diz a publicação, ironizando.
Segundo estudos, o símbolo com uma cruz e braços dobrados em ângulos retos tem origem indiana, por volta de 3.000 a.C., e é associado a conceitos de "bem-estar" e "boa fortuna". Contudo, teve sua imagem manchada na Segunda Guerra Mundial, quando os nazistas se apropriaram e distorceram o significado original, propagando ideais de superioridade racial.