PUBLICIDADE

Mercado da Bola

Xavi exalta Real Madrid e questiona 'sono' atual do Barça

19 jul 2017 - 20h00
Compartilhar
Exibir comentários

Ídolo catalão, Xavi Hernández abriu o jogo para o informativo The Tactical Room. O meia, que atualmente joga no Al-Sadd do Qatar, confirmou sua aposentadoria ao final da temporada, falou a respeito da possibilidade de se tornar técnico, comentou a situação atual do futebol barcelonista e do rival Real Madrid.

O atleta desconsidera qualquer hipótese de iniciar uma carreira de treinador em um futuro próximo. "Agora é impossível, não posso enganar a ninguém. Há muito o que aprender antes de ser um técnico. Conheço a metodologia, me resta saber usá-la", afirmou. E ao ser questionado sobre sua eventual filosofia de trabalho, declarou uma preferência pelo estilo de jogo "protagonista, de ter a posse de bola, recuperá-la rapidamente. Eu sofro se não jogo com a bola, como treinador será igual".

Xavi deu sua opinião sobre o futebol jogado pelo Barcelona atualmente. Segundo ele, o estilo de jogo adotado por Luís Henrique enquanto esteve no comando da equipe não foi muito de seu agrado. "Eu prefiro uma maneira ortodoxa de se jogar, como fizemos entre 2008 e 2012, mas reconheço que o Barça possui jogadores com tanta qualidade que continuarão ganhando títulos mesmo jogando de outra forma", disse.

O jogador também criticou o modelo de futebol utilizado nas categorias de base do clube catalão. "Em geral, no Barça se têm dormido. Se acredita que o barco navegará sozinho. O jogador jovem têm de entender o modelo de jogo para que, quando chegue à equipe principal, tenha todos os conceitos bem aprendidos", analisou. "Os técnicos da base devem priorizar a formação do jogador, os ensinamentos. Ganhar competições não é o objetivo principal", acrescentou.

Em contrapartida, Xavi exaltou o trabalho que tem sido realizado no rival Real Madrid, comentando a soberania dos merengues nos últimos anos: "Hoje em dia, é um time dominante em todos os fatores: contra-ataque, posicionamento ofensivo, bolas paradas, são fortes, rápidos. Formam uma ótima mistura. E Zidane. Os jogadores acreditam em Zidane."

Todavia, o craque acredita em uma mudança no cenário. Um dos motivos para tal é a contratação de Ernesto Valverde para o comando do Barça para esta temporada. "Foi muito boa a aposta em Valverde. É um tipo de treinador preparado, experiente, que já conhece o clube. Sua chegada pressupõe o retorno ao estilo mais ortodoxo de se jogar", concluiu.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Publicidade