Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Maior campeonato de futebol infantil do mundo promove ‘intercâmbio cultural’ em São Paulo

Nomes como Ethan Mbappé, Bernardo Silva e Gonçalo Ramos já passaram pelo competição

23 jul 2025 - 19h10
(atualizado às 19h19)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A IberCup, maior campeonato de futebol infantil do mundo, reúne mais de 400 equipes de diversos países em São Paulo, promovendo intercâmbio cultural e gerando impacto econômico significativo.
IberCup passa por São Paulo
IberCup passa por São Paulo
Foto: Divulgação/IberCup

O Centro de Práticas Esportivas da USP, em São Paulo, recebe entre os dias 21 e 27 de julho a segunda etapa da passagem da maior competição de futebol infantil do mundo pelo Brasil. Com recorde de equipes estrangeiras, a IberCup tem o ‘intercâmbio cultural’ como um de seus pontos fortes, conforme explica Márcio Lima, CEO do evento.

“O nosso principal objetivo é oferecer essa oportunidade de intercâmbio esportivo e cultural, considerando a quantidade de países e Estados que estão aqui presentes. Sabendo da dificuldade de chegar até o futebol profissional dado a idade, o caminho ainda é muito longo, a gente também foca em criar uma área de entretenimento, para que eles possam vir aqui e participar do campeonato, mas principalmente desfrutar de ser criança”, conta ao Terra.

Nestes espaços de lazer, os brasileiros se misturam com garotos da Austrália, Chile, Equador, Peru e Estados Unidos. Ao andar pelo evento, o responsável pela competição já percebeu algumas interações inusitadas.

“Então, um fato até curioso, a gente está recebendo aqui um grupo do Havaí, então a gente vê aqui os atletas do Havaí e os atletas do Brasil querem se comunicar e interagir, mas, por vezes, não falam ali o mesmo idioma, mas de uma forma, como criança, eles acabam se comunicando, acabam brincando, e acho que é isso aí que vai ficar para a memória deles, assim como temos as nossas memórias quando criança”, continua.

Entre as semanas no Rio de Janeiro e São Paulo, a edição de 2025 já recebeu mais de 7 mil atletas e 400 equipes. De acordo com o CEO, a expectativa é pelo encerramento do torneio com impacto econômico de R$ 10 milhões em terras cariocas e R$ 18 milhões na capital paulista. 

Diversão à parte, a IberCup recebe olheiros de quase todos os times das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. São 38 observadores técnicos nesta edição. Alguns nomes de peso já passaram pelo torneio. 

Em edição realizada em Porto Alegre, Ethan Mbappé, irmão de Kylian Mbappé e atualmente no Lille representou o PSG. Nas edições europeias, os portugueses Gonçalo Ramos, do PSG, e Bernardo Silva, do Manchester City, são alguns dos exemplos.

No Centro de Práticas Esportivas da USP (CEPEUSP), a Ibercup se despede de São Paulo no próximo domingo, 27.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade