A Copa Libertadores da América 2013 definirá o campeão sul-americano de 2013. A competição conta com 38 equipes, representando os dez países filiados à Conmebol, além do México (convidado). O torneio se inicia em 22 de janeiro e termina em 24 de julho.
Primeira fase (pré-Libertadores)
Seis vagas na fase de grupos da competição são definidas em confrontos eliminatórios prévios. Cada confronto inclui um jogo em casa e um jogo fora de casa. As partidas acontecem entre 22 e 31 de janeiro de 2013.
Classifica-se o time que somar mais pontos na soma dos dois jogos. Em caso de empate em pontos, avança quem tiver o melhor o melhor saldo de gols. Mantida a igualdade, a vaga é do time que tiver mais gols marcados fora de casa. Permanecendo o empate, os times decidem a classificação nos pênaltis.
Segunda fase (fase de grupos)
Os 32 times remanescentes após a primeira fase são divididos em grupos já sorteados pela Conmebol no dia 21 de dezembro de 2012. Ao todo, são oito grupos com quatro times cada. Em cada chave, os times se enfrentam em jogos dentro e fora de casa. Após seis rodadas, classificam-se os dois melhores colocados da própria chave para a fase seguinte.
Dentro dos grupos, a classificação determinar-se-á através da pontuação (da maior para a menor). Em caso de empate, os critérios de desempate serão, na ordem: saldo de gols, gols a favor e sorteio. No total, 16 times passam para a fase seguinte, enquanto outros 16 são eliminados. A fase será disputada entre 6 de fevereiro e 17 de abril
Terceira fase (oitavas de final)
Definidos os 16 classificados da fase de grupos, os times serão reagrupados através da classificação geral, levando-se em consideração apenas as campanhas de todos na fase de grupos. Desta forma, o 1º colocado irá enfrentar o 16º colocado, o 2º enfrentará o 15º e assim por diante.
Os confrontos das oitavas de final acontecerão com jogos de ida e volta. Os times com as oito melhores campanhas têm a vantagem de fazer a segunda partida com seu mando. Os duelos acontecem entre 24 de abril e 8 de maio.
Quarta fase (quartas de final)
Os confrontos das quartas de final obedecem aos critérios da fase anterior, de forma que as melhores campanhas levam em conta ainda os resultados da fase de grupos e das oitavas de final. O cruzamento das chaves é definido por antecipação. Os jogos acontecem em 15 e 22 de maio.
Quinta fase (semifinais)
Os confrontos das semifinais obedecem aos critérios da fase anterior, de forma que as melhores campanhas levam em conta ainda os resultados da fase de grupos, das oitavas de final e das quartas de final. Os jogos acontecem em 3 e 10 de julho, após pausa para a Copa das Confederações 2013.
Sexta fase (finais)
Os confrontos das finais obedecem aos critérios da fase anterior, de forma que as melhores campanhas levam em conta ainda os resultados da fase de grupos, das oitavas de final, das quartas de final e das semifinais. Os jogos acontecem em 17 e 24 de julho.